Siga-nos nas Redes Sociais


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Comércio varejista de Pernambuco tem alta de 10,3% entre maio e junho, aponta IBGE

Publicado

dia:

comercio-recife-1-6075444

Pernambuco teve uma alta de 10,3% no comércio varejista, em junho de 2020, em comparação com o mês de maio, quando o estado passava por medidas mais intensas de isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus.

O resultado, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi o melhor ao comparar-se dois meses consecutivos. Os números foram divulgados nesta quarta (12) e são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC).

O índice calculado pelo IBGE leva em conta, ainda, o ajuste sazonal entre um mês e o outro. A média nacional no mesmo período foi de 8%.

Em maio, também houve aumento em relação a abril, com variação positiva de 9,9%. No quarto mês do ano, no entanto, o recuo foi de 16,6%, o pior resultado em quase 20 anos.

O IBGE informou que “os resultados positivos do mês de junho foram possíveis porque a base de comparação era baixa, ou seja, o recuo no varejo em abril havia sido muito forte”.

Com isso, segundo o instituto, o índice de vendas no comércio varejista no mês de maio e junho chegou ao mesmo patamar do mês de março, quando foram implementadas as primeiras medidas de distanciamento social.

Em comparação com os resultados do comércio varejista entre junho de 2020 e junho de 2019, houve queda de 6,4%, enquanto, no Brasil, houve alta de 0,5%. No estado, a variação acumulada do ano, tomando como base os meses de janeiro a junho do ano anterior, chegou a 7,8% negativos, e o acumulado nos últimos 12 meses também seguiu tendência de queda, com queda de 2,7%.

Este foi o segundo pior resultado por primeiro semestre registrado pela PMC desde o início da pesquisa, sendo superado somente pelo primeiro semestre de 2016, cuja taxa foi de 11,4% negativos.

Em Pernambuco, tanto a variação acumulada no ano quanto a variação acumulada em 12 meses apresentaram recuo maior que do Brasil. O país apresentou, respectivamente, uma queda de 3,1% e uma alta, próxima da estabilidade, de 0,1%.

No caso do comércio varejista ampliado, que inclui aos setores de veículos, motos, partes e peças e material de construção, o volume de vendas teve aumento no mês de junho em relação a maio, com alta de 14,8%.

Em relação a junho de 2019, no entanto, o comércio varejista ampliado registrou um recuo de 2,7%. Todas as outras variações também foram negativas: a queda acumulada no primeiro semestre 2020 foi de 8,7% e a baixa acumulada nos últimos 12 meses foi de 1,2%.

Das 13 atividades pesquisadas, seis apresentaram queda em junho de 2020. A maior foi verificada no comércio varejista ampliado em Pernambuco foi observada no setor de livros, jornais, revistas e papelaria, que teve um índice negativo de 63,6% em comparação a junho de 2019.

Continue lendo
Clique e Comente

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe uma resposta

ACESSOS NO SITE

contador de visitas online para blog

JB NO YOUTUBE

ANUNCIANTES

JB ASSISTÊNCIA TÉCNICA

RUA PARAISO 52 – NA COHAB

SUNDOWN PARK

V-LINK FIBRA

MAIS LIDAS DO MÊS