Siga-nos nas Redes Sociais


CURIOSIDADES

Corredor morre após passar mal durante prova e ser internado na UTI com lesão grave e xixi preto

Publicado

dia:

Um corredor de 50 anos morreu em Caruaru, no Agreste, nesta quarta-feira (24) por complicações de saúde provocadas por rabdomiólise, doença ocasionada por uma lesão muscular aguda que deixa o xixi preto. Dorgival Celerino do Nascimento havia participado de uma prova e, por causa do excesso do esforço físico, precisou ser levado a um hospital e estava internado na UTI.

Dorgival participou no domingo (21) de uma prova de 14 quilômetros de corrida. O corredor saiu da cidade de Pombos, a pouco mais de 65 km de distância do Recife, com direção à cidade de Gravatá, no Agreste. Na Serra das Russas, localizada entre as duas cidades, ele passou mal e foi levado a uma unidade de saúde de Gravatá.

Na segunda-feira (22), Dorgival foi transferido para o Hospital Regional do Agreste (HRA), em Caruaru. O HRA informou em nota que ele ficou internado na UTI.

De acordo com o hospital, a causa da morte do paciente foi hepatite fulminante e rabdomiólise, doença que pode ser provocada por uma lesão muscular aguda causada pelo excesso de esforço físico.

Como acontece a rabdomiólise?

 A médica do esporte do Espaço Einstein, Karina Hatano, explicou que a doença acontece por uma lesão muscular aguda. Essa doença pode ser ocasionada pelo esforço excessivo durante atividades físicas ou quando o exercício é praticado por pessoas que ainda não estão preparadas.

Durante o exercício, nossos músculos passam por um processo natural de desgaste que gera microlesões das fibras musculares. Essa “quebra” das fibras musculares é uma resposta normal ao esforço físico e levam à ativação de enzimas. Elas são então metabolizadas pelo fígado e pelos rins.

“Quando treinamos muito intensamente, o músculo quebra mais e consequentemente os rins têm que filtrar mais. Isso gera um quadro de insuficiência aguda, as toxinas aumentam e a pessoa pode precisar de diálise ou até chegar à morte”, explicou a médica Karina Hatano.

Um caso de rabdomiólise ocorreu com a influenciadora Kamila Rigobeli em novembro de 2023. Ela participou de uma única aula experimental de spinning e sofreu o efeito tóxico do exercício intenso. Em um vídeo postado nas redes sociais, Kamila conta que foi à atividade com uma amiga e sentiu desconforto logo na saída. Nos dias seguintes, teve muita dor e precisou de internação depois que seu xixi ficou preto.


G1

ACESSOS DA PÁGINA

contador de visitas

V-LINK FIBRA

SUNDOWN PARK

ENTRE E CONHEÇA

Apresentação vCardPRO Digital

JB NO YOUTUBE

Siga o JB no Facebook

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 951 outros assinantes

MAIS LIDAS DO MÊS