ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Pandemia leva à queda de transplantes no país
Regiões Norte e Nordeste foram as mais afetadas pela diminuição; Brasil teve menor queda no semestre se comparado a outros países.
A pandemia de covid-19 levou à queda no número de transplantes de órgãos e tecidos no Brasil durante o primeiro semestre deste ano na comparação com o mesmo período de 2019, de acordo com dados da ABTO (Associação Brasileira de Transplante de Órgãos) divulgados nesta quarta-feira (12). O transplante de córneas foi o mais afetado, com redução de 7.112 para 3.963, o que corresponde a 44,3%.
O segundo órgão com maior queda foi o pâncreas (29%), em seguida estão coração e pulmão, ambos registram uma diminuição de 27%. Já os transplantes de rim, órgão com maior demanda, caíram 18,4%. Dentre os 40.740 pacientes ativos na lista de espera em todo o país, 20.678 esperam por um rim.
O risco de o doador contrair covid-19 durante a internação também causou queda nos transplantes feitos em vida de rim (58,5%) e fígado (23,6%).
As regiões Norte e Nordeste foram as que mais tiveram diminuição no número de transplantes. Em relação aos transplantes renais, por exemplo, as quedas foram de 74,4% e 46%, respectivamente. Em contrapartida, a região Centro-Oeste teve um pequeno aumento de 2,2%.
Já os transplantes de coração, que é o órgão menos resistente e funciona apenas quatro horas após receber sangue – período conhecido como “tempo de isquemia”, caíram 63,4% na região Nordeste. A queda foi de 10,5% na região Sudeste, a menos afetada.
Os transplantes de pulmão, órgão mais atacado pela covid-19, foram realizados em apenas dois estados e também diminuíram. Em São Paulo a queda foi de 17,4% e no Rio grande do Sul de 33.3%.
A ABTO afirma que existem dois aspectos que podem interferir na doação e no transplante de órgãos no país durante a pandemia: o pico de casos e mortes não foi uniforme. Aconteceu entre maio e junho nas regiões Norte e Nordeste, em São Paulo e no Rio de Janeiro. Já a partir de julho, o epicentro da covid-19 mudou para o Sul, Sudeste e Minas Gerais.
-
ALEXANDRE TENÓRIO2 semanas atrás
Colunista Alexandre Tenório analisa Carnaval 2025 de Bom Conselho
-
DIVERSOS3 semanas atrás
08 de Março: Dia Internacional Da Mulher
-
ECONOMIA3 semanas atrás
Pix: BC muda regras de segurança sobre CPF e CNPJ para tentar evitar fraudes
-
DIVERSOS3 semanas atrás
Alvo de polêmica, serviço de mototáxi tem apoio de senadores
-
ECONOMIA4 semanas atrás
INSS antecipa o pagamento de março para aposentados e pensionistas
-
CIDADE4 semanas atrás
JÁ NAS BANCAS O JORNAL “A GAZETA” DE BOM CONSELHO
-
DIVERSOS2 semanas atrás
FIG 35 Anos: Prefeitura de Garanhuns divulga grade nacional do Polo Mestre Dominguinhos
-
DIVERSOS2 semanas atrás
AVISO DE PAUTA – Divulgação da Grade Nacional do Festival de Inverno de Garanhuns 2025
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar