Siga-nos nas Redes Sociais


DIVERSOS

Pesquisadores criam vacina para proteger a saúde das tilápias; assista a reportagem

Brasil é o 4º maior produtor de tilápias do mundo, com uma produção de 580 mil toneladas do peix

Publicado

dia:

A tilápia está se tornando um dos peixes mais populares do Brasil. Hoje em dia, o país já é o 4º maior produtor do mundo de tilápias (produzidas em tanques instalados nos reservatórios) e a produção está em torno de 580 mil toneladas por ano.

Agora, os pesquisadores estão vacinando os peixes! Uma vacina inédita foi desenvolvida no Brasil para combater uma das principais doenças que ocorrem nas tilápias, a estreptococose, provocada por streptococos. “Já existem algumas vacinas produzidas no exterior, mas esta é a primeira vacina que leva em consideração as cepas [três cepas] que ocorrem nas variedades de tilápia produzidas no Brasil”, explicou o pesquisador Henrique Figueiredo, médico veterinário da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A doença que preocupa os produtores de tilápia, estreptococose não é transmitida aos humanos, mas pode ocasionar perdas consideráveis nas criações do peixe. “Quando há elevados índices de morte nas criações, ocorre o aumento de preço no preço da tilápia no mercado”, avalia. “É importante ter o controle sanitário e um volume de produção para garantir o abastecimento e preços no mercado interno”.

Como faz para vacinar um peixe?

Para vacinar os peixes, eles são separados em tambores com sedativos, para evitar o seu estresse. Após a sedação dos peixes, os tratadores vacinam um a um. A vacina tem um prazo de validade de sete meses, que é equivalente ao tempo de engorda da tilápia no reservatório.


Agroband

ACESSOS DA PÁGINA

contador

ENTRE E CONHEÇA

V-LINK FIBRA

SUNDOWN PARK

Apresentação vCardPRO Digital

JB NO YOUTUBE

Siga o JB no Facebook

MAIS LIDAS DO MÊS