Siga-nos nas Redes Sociais


SAÚDE

Vergonha dificulta diagnósticos de incontinência urinária

Publicado

dia:

Homens geralmente dão menos atenção à saúde que as mulheres, e é comum não buscarem orientação nem realizarem exames de rotina para saber se há algo errado.

A consequência é que recebem diagnósticos tardios ou sofrem por anos com alguma queixa que poderia ser resolvida, mas que não foi levada a um especialista.

Muitas vezes, mesmo quando chegam ao consultório, sentem receio e até vergonha de relatar determinados problemas. O paciente deve falar sobre sua saúde, mas abrir esse diálogo também é papel do médico.

Na visão do urologista José Carlos Truzzi, alguns médicos falham ao não abordar com seus pacientes certos assuntos que são alvo de constrangimento, como é o caso da incontinência urinária.

“Poucos são os pacientes que têm incontinência e buscam atendimento. É mais ou menos um quarto apenas que vai procurar algum tipo de tratamento, isso entre homens e mulheres. A pessoa se sente mal por ter que fazer uma avaliação, parece que ela está expondo uma fragilidade.”

Esse é um problema que dificulta muito o diagnóstico, porque se médicos não perguntam – e não é hábito da maior parte dos médicos perguntar se a pessoa tem perda de urina ou como é seu padrão miccional –, a condição acaba passando batida.

A situação é bem diferente do que ocorre com outras doenças como hipertensão, diabetes ou gastrite, sobre as quais os pacientes falam abertamente.

“É preciso ter uma proatividade na busca desses sintomas. Realmente, é um tabu. Falar que tem uma incontinência urinária cria, sem dúvida, algum constrangimento, e isso acaba distanciando ainda mais essa pessoa da possibilidade de controle dessa perda, deixa-a mais suscetível a situações de vergonha por ter molhado a roupa, por exemplo. Isso é muito ruim”, completa o dr. Truzzi.

CAUSA DA INCONTINÊNCIA É O QUE DEFINE O TIPO DE TRATAMENTO

Para fazer o diagnóstico da incontinência urinária, o urologista precisa saber da ocorrência dos escapes involuntários de urina com informações sobre quando eles começaram a acontecer e se houve algum fator desencadeante. A partir daí é que o especialista irá indicar o tratamento mais adequado para cada caso.

As principais causas da incontinência urinária em homens são bexiga hiperativa (condição na qual a bexiga passa a ter uma atividade aumentada) e falha no esfíncter (músculo que ajuda a segurar a urina).

A incontinência causada por bexiga hiperativa pode surgir em qualquer faixa etária, apesar de se tornar mais prevalente com o passar dos anos.

Já a falha no esfíncter geralmente surge após uma cirurgia de prostatectomia, que consiste na retirada total da próstata, na maioria das vezes em razão de um câncer de próstata. Nesse caso, é mais comum ocorrer em homens idosos.

O tratamento varia de acordo com a causa. No caso da bexiga hiperativa, pode incluir mudança de hábitos, fisioterapia, medicamentos e, em casos mais graves, procedimentos cirúrgicos.

No caso de falha no esfíncter causada pela prostatectomia, o tratamento pode ser feito com a colocação de dispositivos que ajudam a conter a urina.

Dr. Drauzio fala sobre incontinência urinária em homens.

Vale destacar: a condição só pode ser tratada se for diagnosticada. É óbvio, mas o que vemos são pacientes que em vez de buscar ajuda, vão dando um jeitinho para conviver com a condição.

A incontinência urinária pode causar muito desconforto e prejudicar bastante a qualidade de vida. Há pessoas que deixam de sair e passear com medo de ter escapes. Não tenha vergonha de procurar ajuda se você tem notado perdas involuntárias de urina.

ACESSOS DA PÁGINA

contador de visitas

V-LINK FIBRA

SUNDOWN PARK

ENTRE E CONHEÇA

Apresentação vCardPRO Digital

JB NO YOUTUBE

Siga o JB no Facebook

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 951 outros assinantes

MAIS LIDAS DO MÊS