ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Coronavírus: comportamentos certos e errados em tempos de pandemia
Ao encontrar alguém
Dar as mãos, abraçar ou beijar pode transmitir o vírus, por isso é recomendado evitar o contato físico. Quando vir um amigo ou parente, dê um aceno de longe. Responder com um sorriso também está liberado.
Ao chegar em casa
Não ande com o sapato dentro de casa, para não trazer qualquer contaminação da rua. Deixei-os perto da porta. Bolsa, mochilas e chaves também devem ficar por ali. Coloque uma cadeira ou deixe uma mesa do lado da porta para apoiar esses objetos.
Se preferir higienizar esses itens, use um pano com álcool 70% ou uma solução de água sanitária. Misture 2 colheres de sopa de água sanitária com 1 litro de água e deixe na entrada da casa.
O infectologista Jean Gorinchteyn, do Hospital Emílio Ribas, fala da importância da higienização ao voltar para casa da rua. “O coronavírus não se espalha só por tosse, espirro e gotículas de saliva, mas também pelo toque de objetos que possam estar contaminados. Portanto, todo cuidado é importante para que a gente não leve o vírus para casa”, diz.
Ao voltar do supermercado
As embalagens das compras devem ser higienizadas antes de guardar. Pode usar álcool 70%, solução de água sanitária ou algum outro desinfetante de uso caseiro.
Ao espirrar
Mesmo quando estiver sozinho, não espirre nas mãos. Proteja o nariz com o braço. Isso atrapalha a disseminação do vírus.
Ao manusear a máscara
Não encoste com as mãos na parte da frente ou de dentro da máscara. Para retirar e colocar, use as tiras laterais. Se for descartável, jogue diretamente no lixo. As reutilizáveis devem ser guardadas num saco plástico até a hora de lavar. A máscara não deve encostar em nenhum outro lugar, por isso evite guardar direto na bolsa ou colocar sobre uma mesa.
“Ao chegar em casa as máscaras devem ser lavadas”, diz o Dr. Jean Gorinchteyn. “Coloque elas num balde com um litro de água e duas a três colheres de sopa de água sanitária. Deixe por pelo menos 40 minutos e pendure no varal para secar. Quando estiverem secas, passe com ferro em alta temperatura.”
Depois de tudo isso
Mantenha as mãos limpas. lave as mãos com água e sabão. Quando não for possível, use álcool em gel.
O infectologista Jean Gorinchteyn alerta: “se não tem álcool gel, se policie para não por a mão nos olhos, no nariz ou na boca até achar algum lugar em que você possa lavar ou higienizar com álcool gel.”
E, se puder, fique em casa.
Continue lendo
-
COLUNISTAS4 semanas atrás
Vamos listar aqui o que nós já tivemos e hoje não temos mais em nossa Cidade:
-
DIVERSOS3 semanas atrás
Secretaria de Saúde divulga programação da Semana da Saúde e Nutrição
-
DIVERSOS4 semanas atrás
Pesquisa aponta aumento da desaprovação de Lula, inclusive no Nordeste
-
ALEXANDRE TENÓRIO3 semanas atrás
Coluna Ensaio Geral: “Chuvas de Março em Bom Conselho”
-
ECONOMIA1 semana atrás
Governo vai propor isenção de energia para até 60 milhões de pessoas
-
SAÚDE4 semanas atrás
Catapora: sintomas, complicações e prevenção
-
CIDADE2 semanas atrás
UPA de Bom Conselho está em processo de cancelamento desde 2024
-
ESPORTES4 semanas atrás
Argentina 4×1 Brasil: Goleada de vergonha!
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar