Siga-nos nas Redes Sociais


SAÚDE

Dispositivos que auxiliam no monitoramento da sua saúde

Conheça 7 equipamentos tecnológicos de monitoramento e entenda como eles funcionam e podem te ajudar a aumentar os cuidados com sua saúde.

Publicado

dia:

A tecnologia tem se mostrado extremamente importante na área da saúde. Com ela, os tratamentos das doenças se tornam mais eficientes e assertivos. Isso porque ela facilita a gestão e o acompanhamento dos pacientes.

Com o avanço das healthtec, startups que desenvolvem soluções inovadoras para o setor, a quantidade e a variedade de tecnologias aplicadas à saúde cresceu mundialmente. Isso se deve ao foco em soluções ágeis, baratas e escalonáveis.

Nesse contexto, selecionamos os 7 melhores dispositivos que auxiliam no monitoramento da saúde e facilitam a vida de pessoas que precisam acompanhar determinados fatores. Confira aqui:

  • Smartwatch;
  • Balança inteligente;
  • Medidor de Pressão;
  • Leitor de ritmo cardíaco;
  • Oxímetro;
  • Monitor de Glicemia;
  • Lentes de contatos médica.

Smartwatch

O Smartwatch é um relógio inteligente que funciona conectado ao smartphone e apresenta uma variedade de funções, que vão desde GPS até medição de batimentos cardíacos. Ele é altamente personalizado para cada usuário.

Deste modo, ele não é apenas um equipamento interessante para quem gosta de praticar exercícios físicos, mas para toda pessoa que busca acompanhar determinados dados sobre sua saúde, como os batimentos cardíacos ou o volume do oxigênio no sangue.

O dispositivo funciona à bateria e permite acompanhar diversas funções como quantidade de passos, calorias queimadas durante atividades físicas, monitoramento do sono, níveis de estresse, entre outras, a depender da marca e modelo. Em resumo, o equipamento torna seu dia a dia mais prático e tecnológico. 

Balança inteligente

Além dos quilos, uma balança inteligente identifica outros indicadores como o percentual de gordura, a massa muscular, nível de gordura visceral, quantidade de água no corpo e a taxa metabólica basal, por exemplo.

Atualmente, já é um item comum entre os nutricionistas que medem vários índices corporais por meio de uma indetectável corrente elétrica no corpo que funciona ao pisar nas placas de metal da balança.

Vale considerar que alguns modelos de balanças inteligentes apresentam conectividade com aplicativos para monitorar índices corporais e perfil de usuários, permitindo que mais de uma pessoa use o equipamento. 

Medidor de pressão

O medidor de pressão é um dos dispositivos mais usados para monitorar a pressão arterial de um indivíduo. Com ele, é possível acompanhar a pressão arterial em casa, facilitando o controle deste índice.

Desta forma, este dispositivo é essencial para pessoas que sofrem com hipertensão, uma vez que auxilia no cuidado da própria saúde, monitorando os sinais que precisam de atenção médica imediata ou não. 

Atualmente, existem vários modelos e marcas que permitem uma conexão sem fio com smartphones, realizando uma leitura do sangue rapidamente. Com display LED, o aparelho facilita a visualização do resultado.

Leitor de ritmo cardíaco

Já pensou em fazer um eletrocardiograma em poucos minutos para monitorar o ritmo e a frequência cardíaca do seu coração? Agora isso é possível com monitores de eletrocardiograma portáteis que medem certos sinais vitais.

Além da frequência cardíaca, existem dispositivos que monitoram a pressão arterial e conseguem detectar uma fibrilação atrial, uma bradicardia ou uma taquicardia em poucos minutos. Para isso, basta colocar o equipamento sobre o peito.

Ou seja, sem a necessidade de fios e adesivos, um leitor de ritmo cardíaco entrega informações valiosas sobre sua saúde cardíaca, facilitando o acompanhamento e funcionando como um eletrocardiograma pessoal, portátil e prático para usar no dia a dia. 

Oxímetro

O oxímetro é um dispositivo bastante usado em hospitais, UTIs e departamentos de emergências. No entanto, seu uso se popularizou durante a pandemia de COVID-19, uma vez que a doença afeta os níveis de oxigênio no sangue.

Para medir a quantidade de oxigênio, basta colocar o dispositivo na ponta do dedo, sendo que a saturação normal varia de 95% a 100%. Hoje, existem modelos que possuem alto-falante e medem também a saturação e a média de batimentos cardíacos.

Na área médica, a oximetria é um método importante de diagnósticos e monitoramento de problemas respiratórios. Portanto, muitas pessoas com dificuldades respiratórias ou com infecções se beneficiam do uso deste dispositivo.

Monitor de Glicemia

Com um glicosímetro ou um medidor de glicose, você consegue identificar os níveis de açúcar no sangue em cinco minutos. O aparelho funciona à bateria e facilita a vida de quem é portador de hipoglicemia ou hiperglicemia, agilizando a rotina e dietas específicas.

Vale lembrar que existem vários modelos, dentre eles dois tipos principais: os monitores tradicionais e os monitores contínuos de glicose. Enquanto o tradicional mede o açúcar por uma pequena gota de sangue, os contínuos se prendem ao braço do paciente.

Deste modo, alguns equipamentos transmitem todos os dados para o smartphone que permitem controlar em tempo real os níveis da glicose afetados pela dieta, sono e atividade física. Portanto, os aparelhos facilitam ajustes no tratamento quando necessário.

Lentes de contatos médica

Por fim, temos as lentes de contatos médica que funcionam como um dispositivo IoT mais criativo da área da saúde.  Isso porque ela analisa os fluidos nas lágrimas para medir o nível de açúcar no sangue.

Sendo assim, sem a interferência humana e com facilidade, as lentes agem como uma ferramenta que entrega índices com precisão, tornando a relação dos médicos e pacientes ainda mais qualitativa. 

Inclusive, os dispositivos IoT servem para reduzir o trabalho manual e entregam um papel ainda mais analítico e exatidão ao especialista da área da saúde. Assim como medidores de temperaturas remotos que otimizam a gestão em clínicas e hospitais.

Tecnologia que facilita a vida

Como você viu aqui, muitos avanços tecnológicos contribuem na área médica, trazendo benefícios significativos para pacientes e profissionais da saúde. Desta maneira, a tecnologia possibilita o desenvolvimento de novos tratamentos mais precisos, rápidos e menos invasivos.

Através da telemedicina, por exemplo, o profissional consegue fornecer laudos a distância, facilitando o acesso de pessoas à saúde. Além de otimizar diagnósticos e tratamentos como o câncer, contribuindo para a identificação precoce da doença.

Há, ainda, vários recursos que facilitam a vida de médicos e profissionais da área, uma vez que agilizam tarefas diárias, como um software de voz para laudo, otimizando o processo de laudar e acelerando atendimentos em clínicas e hospitais. 

Isso quer dizer que a tecnologia na área médica atua como uma importante aliada no aprimoramento dos cuidados com a saúde, melhorando a eficiência dos tratamentos, aumentando a precisão dos diagnósticos e proporcionando mais segurança aos pacientes.


Eric Barbosa

ACESSOS DA PÁGINA

contador de visitas para blogger

V-LINK FIBRA

SUNDOWN PARK

ENTRE E CONHEÇA

Apresentação vCardPRO Digital

JB NO YOUTUBE

Siga o JB no Facebook

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 951 outros assinantes

MAIS LIDAS DO MÊS