VANDERLEI TENÓRIO
‘Asteroid City’: O que sabemos sobre o novo filme de Wes Anderson

Os fãs apaixonados pelo estilo visual icônico, único e simétrico de Wes Anderson estão ansiosos por mais criações fictícias que caracterizam o universo estilizado do cineasta estadunidense.
Felizmente, a ansiedade dos fãs de Wes foi parcialmente aliviada com a divulgação do primeiro trailer de “Asteroid City” no final de março. O trailer, filmado na Espanha, apresenta as paisagens exuberantes do deserto e os tons de bege que são característicos do estilo visual de Anderson, deixando os admiradores extasiados. Distribuído pela Focus Features, o filme tem sua estreia agendada para 16 de junho, com um lançamento mais amplo em 23 de junho.
Esta será a primeira colaboração entre a Focus e Anderson desde “Moonrise Kingdom” em 2012, que estabeleceu o estilo visual característico de seus filmes, incluindo “O Grande Hotel Budapeste”, “Ilha dos Cães” e “A Crônicas Francesa”, lançado no ano passado e também distribuído pela Searchlight.
Asteroid City
“Asteroid City” conta com a direção de fotografia de Robert D. Yeoman, colaborador de longa data de Anderson e nomeado ao Oscar por “O Grande Hotel Budapeste”. A trilha sonora do filme é de autoria do grande Alexandre Desplat, em sua sexta colaboração com Anderson, e o roteiro foi coescrito por Anderson e Roman Coppola, criador de “Mozart in the Jungle” e colaborador em vários projetos anteriores de Anderson e o figurino é de Milena Canonero – outra colaboradora frequente de Anderson.
O estilo peculiar e estilizado de Anderson é evidente na descrição do filme, que se passa em 1955 durante uma convenção Junior Stargazer. O evento reúne alunos e pais de todo o país para competições acadêmicas, descanso e recreação, mas as coisas tomam um rumo inesperado quando um OVNI e um alienígena aparecem, fazendo com que o governo dos EUA coloque a cidade em quarentena e suspenda as comemorações do Dia do Asteroide.

Elenco de milhões
O elenco conta com vários nomes de peso, incluindo Tom Hanks, Margot Robbie, Scarlett Johansson, Bryan Cranston, Maya Hawke, Liev Schreiber, Jeff Goldblum, Rita Wilson e Steve Carell, além de colaboradores de longa data de Anderson, como Tilda Swinton, Ed Norton e Adrien Brody.
Também estão presentes atores de “A Crônica Francesa”, como Willem Dafoe, Jeffrey Wright, Fisher Stevens e Jason Schwartzman, primo do roteirista Roman Coppola. Completando o elenco estão Hope Davis, Stephen Park, Rupert Friend, Matt Dillon, Hong Chau, Tony Revolori, Jake Ryan, Grace Edwards, Aristou Meehan, Sophia Lillis e Ethan Lee.
A combinação desses talentos promete um filme emocionante e único, que certamente encantará os fãs de Wes Anderson.
Ano movimentado
Anderson terá dois filmes lançados este ano, começando com “Asteroid City” em junho e seguido por “The Wonderful Story of Henry Sugar”, uma adaptação da coleção de contos de Roald Dahl de 1977.
Esta será a segunda adaptação de Dahl de Anderson, depois do sucesso de crítica de “O Fantástico Senhor Raposo” em 2009. O elenco de “The Wonderful Story of Henry Sugar” inclui Benedict Cumberbatch como protagonista, juntamente com Ralph Fiennes, Dev Patel, Ben Kingsley, Richard Ayoade e Rupert Friend, que estrelam em ambos os projetos de Anderson.
Asteroid City chega aos brasileiros em 10 de agosto.
Vanderlei Tenório
correspondente e editor adjunto de redação do Cinema Sétima Arte
-
COLUNISTAS4 semanas atrás
Vamos listar aqui o que nós já tivemos e hoje não temos mais em nossa Cidade:
-
DIVERSOS3 semanas atrás
Secretaria de Saúde divulga programação da Semana da Saúde e Nutrição
-
DIVERSOS4 semanas atrás
Pesquisa aponta aumento da desaprovação de Lula, inclusive no Nordeste
-
ALEXANDRE TENÓRIO3 semanas atrás
Coluna Ensaio Geral: “Chuvas de Março em Bom Conselho”
-
ECONOMIA1 semana atrás
Governo vai propor isenção de energia para até 60 milhões de pessoas
-
SAÚDE4 semanas atrás
Catapora: sintomas, complicações e prevenção
-
CIDADE2 semanas atrás
UPA de Bom Conselho está em processo de cancelamento desde 2024
-
ESPORTES3 semanas atrás
Argentina 4×1 Brasil: Goleada de vergonha!