Siga-nos nas Redes Sociais


COLUNISTAS

80 anos de “O Pequeno Príncipe”

Publicado

dia:

Por: Vanderlei Tenório


No dia 6 de abril de 1943, o aclamado escritor, aviador e aristocrata francês Antoine de Saint-Exupéry fez história ao lançar simultaneamente em inglês e francês sua obra mais famosa, intitulada “Le Petit Prince” (conhecida mundialmente como “O Pequeno Príncipe”).

A história mágica e poética de um jovem príncipe viajando de planeta em planeta, aprendendo lições valiosas sobre a vida e o amor, conquistou os corações de leitores ao redor do mundo. Em comemoração ao 80º aniversário desta grande obra, o JB selecionou algumas das adaptações cinematográficas memoráveis.

Segunda Guerra Mundial e Saint-Exupéry

Durante a Segunda Guerra Mundial, Saint-Exupéry foi exilado na América do Norte, lutando contra turbulências pessoais e problemas de saúde.
Mesmo assim, ele produziu quase metade de suas obras mais marcantes, incluindo o emocionante conto sobre solidão, amizade, amor e perda, em forma de um jovem príncipe que caiu na Terra.

Ao infinito e além

Em abril de 1943, Saint-Exupéry deixou os Estados Unidos e entregou o manuscrito à sua companheira, a jornalista Sylvia Hamilton, que posteriormente o vendeu à Morgan Library & Museum em Nova York, 25 anos depois. “O Pequeno Príncipe” é uma das obras literárias mais traduzidas do mundo, tendo sido publicada em mais de 220 idiomas.

Adaptações

A história do “Pequeno Príncipe” foi adaptada mais de 17 vezes para o cinema e TV em diferentes países. A primeira adaptação foi um longa-metragem lançado em 1966, produzido na União Soviética.

Confira a seleção:

“O Pequeno Príncipe” (1974), de Stanley Donen O filme “O Pequeno Príncipe”, dirigido por Stanley Donen em 1974, apresenta um enredo que tem a capacidade de encantar e cativar o público. Embora não possua a mesma qualidade de suas obras anteriores, como “Cantando na Chuva” e “Cinderela em Paris”, o filme possui um ponto positivo que é a atuação brilhante do jovem Steven Warner.

No entanto, a tentativa de incluir elementos realistas e fantásticos no filme não é completamente bem-sucedida, deixando o enredo um pouco desconexo em alguns momentos. Além disso, a falta de coesão e adaptação ao momento cinematográfico prejudica a obra. O roteiro de Alan Jay Lerner ainda consegue criar momentos satisfatórios de diálogo e canções, mas não consegue criar uma conexão satisfatória entre eles.

A representação dos personagens do livro não é totalmente adequada, o que pode desagradar os fãs da obra original. Apesar disso, o filme ainda tem seus próprios encantos e beleza única, com momentos
de magia e beleza que podem encantar o espectador, especialmente aqueles que o assistem com olhos inocentes.

“O Pequeno Príncipe” (2015), de Mark Osborne A nova adaptação do clássico “O Pequeno Príncipe” não busca ser uma mera transposição da história das páginas para as telas, mas sim uma releitura poética e terna, respeitosa à obra original.

Nessa versão, o Príncipe que vive em um pequeno planeta e se sente sufocado por sua exigente rosa é acompanhado por uma garotinha que já se comporta como adulta devido à pressão da mãe para ser bem-sucedida.

Quando a dupla se muda para o lado de um antigo aviador, é ele quem mostra à jovem vizinha o mundo lúdico da infância, narrado por páginas soltas com a história do Pequeno Príncipe e desenhos de aquarelas idênticos aos do livro, incluindo a caligrafia dos textos, que é uma réplica da letra de Saint-
Exupéry.

O brilho do filme reside nos trechos em stop-motion, que se entrelaçam com a narração da jovem protagonista. A arte em papel é uma verdadeira maravilha, realçando a sofisticação da produção e atraindo não só a atenção dos pequenos, mas também dos espectadores mais velhos. É um deleite para os olhos e a imaginação. Essa nova abordagem traz frescor à obra, sem perder sua essência.


Bônus:
Assista ao documentário “De Saint-Exupéry a Zeperri”
https://www.youtube.com/watch?v=T1fPMs9Uquw

ACESSOS DA PÁGINA

contador de visitas para blogs

Siga o JB no Facebook

JB NO YOUTUBE

V-LINK FIBRA

SUNDOWN PARK

Apresentação vCardPRO Digital

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 955 outros assinantes

MAIS LIDAS DO MÊS