COLUNISTAS
Estudante paulista faz vaquinha para estudar em universidade do Uruguai

A estudante Daphne Goulart, nascida e criada em Itapira, interior de SP, deu início, na última quarta-feira, a uma campanha financeira que busca arrecadar 5 mil reais para complementar o dinheiro necessário para um semestre de estudos na Universidad de la República (UdelaR), localizada em Montevidéu, no Uruguai.

Atualmente, Daphne cursa o 4º ano de Letras, o penúltimo de sua graduação, que teve início em 2019, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Filha única, criada por uma mãe solo que trabalha como diarista, a jovem estudou em escola pública durante toda a sua vida e ingressou na Unicamp vestibular da Comvest, utilizando a política pública de cotas para alunos de escolas públicas. Para se manter na universidade, beneficia-se de todos os tipos de bolsas de permanência ofertados pela instituição.
Segundo Goulart, um intercâmbio com bolsa na graduação é complicado de se conseguir, principalmente entre os cursos de humanidades. Ela cursou 2 anos de língua espanhola no Centro de Estudos de Língua da Unicamp e, há pelo menos 2 anos e meio, vinha esperando a abertura de um processo seletivo que abarcasse seus requisitos.
Então, pós retorno às atividades presenciais, a Diretoria Executiva de Relações Internacionais da Unicamp abriu o edital no qual a estudante foi contemplada. Eram duas vagas a serem disputadas por alunos de qualquer curso de graduação.
O edital contempla um auxílio único em dinheiro pela Unicamp, que deve cobrir gastos com o seguro saúde, visto e passagens; e um auxílio mensal em dinheiro pela UdelaR, que deve cobrir boa parte das demandas. Porém, o custo de vida no Uruguai é o mais alto entre os países da América Latina e, portanto, ela tem buscado reservar um dinheiro extra, principalmente porque essa universidade está localizada na capital do país e o auxílio moradia oferecido por eles dificilmente cobre todos os gastos.
Além disso, há outros gastos previstos, como a compra de roupas de frio mais reforçadas, já que sua estadia no país se estenderá até o começo de agosto, um dos meses mais frios do ano.
Para tentar dar conta de tudo isso, ela está aceitando doações em dinheiro ou brindes para a realização de rifas. As doações podem ser feitas pelo site oficial da Vakinha, www.vakinha.com.br/3302529 ou pelo pix: [email protected], já que pelo site há a exigência de um valor mínimo para doação.
Por fim, a jovem agradece dizendo: “qualquer ajuda faz toda a diferença e você estará contribuindo para a realização de um grande sonho, que até pouco tempo atrás parecia impossível para mim”.
-
CONTANDO A HISTÓRIA4 dias atrás
Quem Foi Edgar Carício de Gouvêa?
-
SAÚDE2 semanas atrás
JUNHO É O MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PULMÃO
-
DIVERSOS2 semanas atrás
Paulo Cupertino é condenado a 98 anos de prisão pela morte do ator Rafael Miguel e os pais dele
-
DIVERSOS1 semana atrás
Defesa Civil Alerta chega ao Nordeste com aviso em tempo real de desastres
-
ALEXANDRE TENÓRIO2 semanas atrás
Coluna Ensaio Geral: Análise das chuvas em Bom Conselho no mês de Maio
-
SAÚDE2 semanas atrás
Hérnia de disco: 90% dos casos são resolvidos com medicamentos e reabilitação
-
ÚLTIMAS NOTÍCIAS2 semanas atrás
‘Transposição do Rio São Francisco é a redenção de um povo’, diz Lula
-
ECONOMIA3 semanas atrás
Governo amplia a proteção social com nova tarifa elétrica