Siga-nos nas Redes Sociais


ALEXANDRE TENÓRIO

COLUNA ENSAIO GERAL: COPA DO MUNDO EM BOM CONSELHO

Publicado

dia:

Se tem uma competição que mexe com todo Brasil é a COPA DO MUNDO. Primeiro porque o Brasil é o único país do mundo que participou de todas as copas. Segundo o nosso país é um país de chuteiras.

Dr. Daniel Brasileiro diz que na copa de 1962 que foi ouvida pelo rádio aqui em Bom Conselho, toda família se concentrava na casa dos meus avós (seu José Correntão e dona Berenice), lá ficava tudo preparado para ouvir os jogos, tanto foi assim no tempo do rádio como depois quando a televisão chegou, pois, a casa dos meus avós foram umas das primeiras a terem televisão.

Pois bem, estavam todos na sala ouvindo o jogo quando o Brasil faz um gol, foi aquela alegria total, gente pulando se abraçando é quando se ouve um grito e um choro, era eu que tinha naquela ocasião 1 ano de idade e estava engatinhando, e alguém pisou na minha mão, minha avó ficou uma fera e quis saber que tinha sido, obviamente não apareceu ninguém para dizer que tinha pisado na minha mão.

Lembro que na copa de 1970 (já tinha televisão), a casa dos meus avós com os parentes e os vizinhos, e a mesa pronta para que no intervalo fossemos tomar um lanche, e como na casa dos meus avós era uma casa farta de comida e minha avó Berenice era uma cozinheira de doces e bolo de mão cheia, a mesa era de dar água na boca.

Feito o lanche estávamos reabastecidos para o segundo tempo. Lembro quando o Brasil foi campeão o povo saiu nas ruas numa comemoração frenética, as portas da igreja matriz foram abertas e padre Carício estava lá para dar as benções ao fieis, foi um dia de muita alegria em nossa cidade.

Depois eu já rapaz, mesmo estudando em Recife, eu vinha assistir os jogos em nossa cidade, e a casa dos meus avós continuavam sendo o lugar de encontro de todos. Minha avó era supersticiosa e no lugar em uma pessoa sentava desde o primeiro jogo até o último, tinha de ficar sentando no mesmo lugar.

Lembro-me que quando o Brasil perdia um jogo, era uma tristeza danada, era como se tivéssemos perdido um ente querido. Chorei muito quando na copa de 1982 (na Espanha) aquele time incrível, nós perdemos de 3×2 para a Itália e fomos desclassificados, aquele momento foi terrível, pois todos choraram, não teve uma pessoa que estava assistindo ao jogo que não caiu no pranto.

No intervalo do jogo eu saia com meu compadre Zé Félix no carro e dávamos uma volta na cidade, buzinando e soltando foguete. Realmente a COPA DO MUNDO, mexia com todos. Agora nos últimos anos o lugar que a família se reúne é em minha casa, e a alegria continua a mesma. Vamos ver se agora nós conseguimos levantar a taça pela sexta vez, viva o Brasil.


Colunista: Alexandre Tenório

ACESSOS DA PÁGINA

contador de visitas

V-LINK FIBRA

SUNDOWN PARK

ENTRE E CONHEÇA

Apresentação vCardPRO Digital

JB NO YOUTUBE

Siga o JB no Facebook

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 951 outros assinantes

MAIS LIDAS DO MÊS