TURISMO
Blogueiro Cláudio André e suas andanças pelo sertão baiano

O repórter Cláudio André saiu de Bom Conselho, pertinho de Garanhuns, e foi parar em Banzaê, no Norte da Bahia, a 300 km da capital, Salvador.
Blogueiro está conversando com índios, descobrindo paisagens diferentes, se deparando com preciosidades criadas pela mãe natureza, contando histórias de interesse de estudiosos e da população em geral.
Segue relato feito pelo próprio Cláudio André:
“Para aqueles que vão a cidade de Banzaê e desejam conhecer a história e os atrativos locais, a pessoa mais indicada é o educador e teatrólogo, Evânio Teles, que sabe mais do que ninguém toda a história cultural desse torrão nordestino, distante pouco mais de 300 km da capital Salvador.
Foi através da diretora de Cultura e Meio Ambiente da cidade de Banzaê, Daiane, que chegamos à comunidade de Retiro e conhecemos o historiador, educador e teatrólogo, Evânio Teles. Durante o bate-papo, tivemos uma grande aula de história e cultura ao ar livre na região dos índios Kiriris e Tuxás.
A partir do momento em que a gente se aproximava da comunidade do Retiro, distante aproximados 05 km do centro da cidade de Banzaê, fomos tendo uma visão espetacular.
Na trilha rumo a Serrinha do sítio Circo Velho, ganhamos da natureza, um réptil muito conhecido na caatinga, o Teiú. O gênero de répteis Tupinambis, da família Teiidae, é popularmente conhecido como teiú, tiú, teju açu, lagartiu, teju, tegu, jacuraru, jacuaru, jacuruaru, jacruaru e caruaru.
Antes de começar uma trilha, acordamos cedo para ler um bom livro tendo como fundo musical o canto dos pássaros, como por exemplo, rolinha fogo-pagô, gavião, cabeça-vermelha, sabiá, vim-vim, ararinhas-verdes, etc.
Não tem terapia melhor do que acordar cedo e ter uma leitura sadia e inteligente. Depois da leitura partimos rumo ao município Banzaê, terra dos índios Kiriris e Tuxás.

As formações geológicas do norte baiano impressionam por toda a beleza natural desde a sua formação. As características são as mesmas na forma de carstificação”.
SAIBA MAIS
Cársico, carso ou karst, também conhecido como relevo cárstico ou cársico, é um tipo de relevo geológico caracterizado pela dissolução química (corrosão) das rochas, que leva ao aparecimento de uma série de características físicas, tais como cavernas, dolinas, vale seco vale cegos, cones cársticos, rios subterrâneos, canhões fluviocársicos, paredões rochosos expostos e lapiás.

A Pedra Furada é o principal cartão postal da cidade de Banzaê, município de pouco mais de 13 mil habitantes. Todo o relevo de Banzaê é de arenito.
A pedra Furada é um processo geológico a milhões de anos…
Antes de chegar a Banzaê você passa pela comunidade de Curral Falso que pertence ao município de Ribeira de Pombal, que fica as margens da rodovia BA-110.
Por: Cláudio André Santos
-
COLUNISTAS4 semanas atrás
Vamos listar aqui o que nós já tivemos e hoje não temos mais em nossa Cidade:
-
DIVERSOS3 semanas atrás
Secretaria de Saúde divulga programação da Semana da Saúde e Nutrição
-
DIVERSOS4 semanas atrás
Pesquisa aponta aumento da desaprovação de Lula, inclusive no Nordeste
-
ALEXANDRE TENÓRIO2 semanas atrás
Coluna Ensaio Geral: “Chuvas de Março em Bom Conselho”
-
ECONOMIA1 semana atrás
Governo vai propor isenção de energia para até 60 milhões de pessoas
-
SAÚDE4 semanas atrás
Catapora: sintomas, complicações e prevenção
-
CIDADE2 semanas atrás
UPA de Bom Conselho está em processo de cancelamento desde 2024
-
ESPORTES3 semanas atrás
Argentina 4×1 Brasil: Goleada de vergonha!