Siga-nos nas Redes Sociais


CURIOSIDADES

Calça joggers, uma história do início aos dias de hoje

Publicado

dia:

As calças joggers, originalmente criadas para a prática do esporte, como o próprio nome sugere, “jogging” é a palavra do idioma inglês que se refere ao  famoso trotar, uma corrida mais leve, praticamente uma transição entre a caminhada e a corrida. Com suas características de um vestir mais leve e confortável, normalmente com uma cintura mais elástica e a presença de elásticos no tornozelo, dando uma aparência mais atlética para o usuário.

Baseada na criação do designer francês Emile Camuset na década de 1920, fundador da marca de roupas, calçados e equipamentos esportivos Le Coq Sportif, nossa famosa calça de moletom ganhou forças com o passar das gerações até chegar no modelo jogger. Passando por diversas transformações nas décadas seguintes, transformações essas baseadas em materiais, tecidos e formas, sempre com o intuito de prover melhor confortabilidade para a prática de exercícios físicos.

Durante muito tempo foi um item mais masculino, visando as diferenças culturais que haviam no passado, quando a maioria dos praticantes de atividades físicas esportivas eram homens. Por toda a América do pós-guerra, atletas de times esportivos e academias de boxe usavam calças de moletom para aquecer e treinar, mas as calças não receberam o respeito que o agasalho de moletom.

Este por sua vez eram símbolo de estilo fora dos ginásios e representavam uma cultura que queria se mostrar mais atlética, e por conta de contarem com o nome da universidade escritos e com logos e emblemas, traziam ainda mais um ar de tribo e torcida. Mas, ainda nessa época, não era nada comum estar vestindo roupas esportivas num todo quando não se estava realmente no ginásio.

Por isso, a parte de cima do conjunto esportivo era combinada com as calças jeans, já que na década de 1950 – embora não sendo exatamente uma era vitoriana – ainda tinha padrões elevados de vestimenta, especialmente para o trabalho.

Foi nos anos 90 que tudo mudou. Essa década foi responsável por diversas mudanças culturais e tendências que continuamos a seguir até os dias de hoje. Isso não é diferente no quesito que se refere a maneira como nos vestimos, e as calças joggers finalmente ganham notoriedade em todos os cantos.

Anteriormente também chamadas de calças para-quedas, por conta do estilo mais “baggy”, volumoso, dando um visual mais descolado sem precisar fazer muito esforço para parecer “cool”, tornando-se então muito popular. Ganhando forças em todos os sexos, era diária sua apresentação em shows de televisão extremamente populares da época, sejam as famosas séries como friends, ou a grande MTV com seus clipes diários influenciando a geração da época em grande massa.

Hoje em dia, as calças joggers podem ser estilizadas de inúmeras maneiras e estilos. Embora não se enquadrem na categoria de trajes formais, joggers podem ser estilizadas para se adequar a diferentes códigos de vestimenta e ocasiões. Com a demanda de usuários procurando enquadrar o modelo num look mais casual e moderno, diversas marcas começaram a produzir o então modelo esportivo com novos materiais e dentre destes, surge uma nova era, a calça jogger jeans, dando um ar mais atualizado e “dress up”, sem perder o corte que caracteriza o modelo e mantendo o conforto e leveza, características predominantes para quem opta pelo estilo.

Ainda mais comum nos dias de hoje é encontrar uma variedade de materiais ainda maior, fazendo com que a calça jogger jeans seja o símbolo supremo dessa história, e talvez a evolução final, pelo menos ao que vimos até hoje, de como uma única peça de vestuário pode marcar décadas não por sua predominância no mercado, mas por ser símbolo de transformações em diferentes gerações e tempos.

ACESSOS DA PÁGINA

contador de visitas

V-LINK FIBRA

SUNDOWN PARK

ENTRE E CONHEÇA

Apresentação vCardPRO Digital

JB NO YOUTUBE

Siga o JB no Facebook

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 951 outros assinantes

MAIS LIDAS DO MÊS