ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Pernambuco: Economia sofre os efeitos da pandemia do Covid-19

A temporada de cruzeiros, em Pernambuco, geralmente começa em novembro e vai até o mês de janeiro. Em 2020, no entanto, quem trabalha no setor de turismo tem amargado os efeitos da pandemia, que levou os navios e turistas que, anualmente, movimentavam R$ 2,4 milhões na economia pernambucana.
No Bairro do Recife, a presença dos turistas representa grande parte do lucro dos comerciantes. Os garçons seguem limpando, servindo, trabalhando. No entanto, não há muito o que fazer quando a fonte de renda praticamente desapareceu. De acordo com o comerciante Edival Hermínio, as contas, diferentemente dos clientes, seguem chegando aos montes.
“Todo mundo tem seus investimentos, funcionários, contas a pagar. Eu fiquei com um monte de boletos para pagar e foi muito difícil. Graças a Deus, a pandemia foi diminuindo e fomos reabrindo aos poucos”, afirmou.
O reforço da presença dos turistas vindos da temporada de cruzeiros ia desde os bares e restaurantes às lojinhas de souvenir da Rua do Bom Jesus. A Embaixada dos Bonecos Gigantes, por exemplo, tinha acabado de cair nas graças dos turistas de cruzeiros, quando a pandemia chegou.
“A gente recebia, em média, 300 turistas por dia, de domingo a domingo, na baixa [estação]. Hoje, esse número, eu diria, está em torno de 20 ou 25. Mas é um processo que tem sintonia com todo o trade turístico”, disse Leandro Castro, produtor cultural.
Um levantamento feito pela Empresa Pernambucana de Turismo identificou que, na temporada de 2018/2019, os turistas de cruzeiros ficaram, em média, quatro horas e meia em solo pernambucano, quando gastaram R$ 2,4 milhões.
Segundo Juliana Luck, gerente geral de uma empresa de turismo, a temporada faz falta nas contas da companhia.
“Já tem muitos anos que a gente atende aos navios aqui, na temporada de cruzeiros. A gente já teve anos com mais paradas, com mais navios. Na última temporada, de novembro a março, isso representou 5% do nosso faturamento, dentro desse período. Sem dúvida, é uma falta muito grande, principalmente nesse momento pós-pandemia, de retomada. Seria muito importante para a gente ter esse número de passageiros, fora toda a cadeia que é beneficiada quando os turistas chegam aqui”, afirmou.
A administração do Porto do Recife informou que, nos últimos cinco anos, o terminal recebeu uma média de 25 navios por temporada. Oito embarcações esperadas na temporada de 2019/2020 não puderam atracar por causa do risco de transmissão do novo coronavírus.
G1
-
COLUNISTAS4 semanas atrás
Vamos listar aqui o que nós já tivemos e hoje não temos mais em nossa Cidade:
-
DIVERSOS3 semanas atrás
Secretaria de Saúde divulga programação da Semana da Saúde e Nutrição
-
DIVERSOS4 semanas atrás
Pesquisa aponta aumento da desaprovação de Lula, inclusive no Nordeste
-
ALEXANDRE TENÓRIO3 semanas atrás
Coluna Ensaio Geral: “Chuvas de Março em Bom Conselho”
-
ECONOMIA1 semana atrás
Governo vai propor isenção de energia para até 60 milhões de pessoas
-
SAÚDE4 semanas atrás
Catapora: sintomas, complicações e prevenção
-
CIDADE2 semanas atrás
UPA de Bom Conselho está em processo de cancelamento desde 2024
-
ESPORTES4 semanas atrás
Argentina 4×1 Brasil: Goleada de vergonha!
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar