ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Democracia, democracia. Mais democracia.
Por: Piúta – Reafirmar e cobrar o compromisso com valores democráticos está na ordem do dia. Os exemplos de flertes com autoritarismo se somam em seguidas medidas e declarações de autoridades da República.
Os ataques à democracia começaram na campanha de Bolsonaro, ele mesmo sendo o patrocinador, empunhando armas, louvando e defendendo o uso indiscriminado de armas pela população e a eliminação de seus adversários. Um de seus filhos chegou ao absurdo de ameaçar o fechamento do STF, dizendo que para isso “bastaria um soldado e um cabo”.
O Presidente, desde a posse, não mede os ataques, nem poupa nas declarações absurdas. Os brasileiros nesse período ouviram ele dizer de própria voz que sabia onde estava o irmão do presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, desaparecido durante a ditadura. Homenageou o torturador da ditadura militar, comandante Brilhante Ustra. Provocou todo o povo chileno ao fazer elogio à ditatura daquele país por ceifar a vida do pai de sua ex-presidente, Michele Bachelet, situação que rendeu a repulsa do mundo inteiro.
O ataque mais recente foi a declaração do filho, Carlos Bolsonaro, vereador do Rio de Janeiro, afirmando que “Por vias democráticas a transformação que o Brasil quer não acontecerá na velocidade que almejamos…”. A condenação ao desatino foi unânime. A declaração seria um absurdo a mais, não fosse dada por um parlamentar, filho do Presidente, logo após pedir licença do cargo. É, ainda mais grave quando se sabe que ele é o porta-voz informal do próprio pai, sendo ele o responsável por divulgar nas redes sociais o pensamento da família.
Soma-se a tudo isso as imagens do filho e candidato a embaixador dos EUA, Eduardo Bolsonaro, dentro do hospital, ao lado do pai, com uma pistola à vista. Um abuso. O país não é, e não pode ser provocado, tampouco ser ameaçado por um clã que despreza os valores fundamentais que sustentam a República.
O país, felizmente, começa a acordar para o que representa o mandonismo dessa família que se instalou no poder. Políticos que de novo não têm nada, que representam o que há de mais atrasado, retrogrado e repugnante. Políticos que desprezam valores democráticos. Pesa ainda sobre toda a família a suspeita de convívio com milícias da cidade do Rio de Janeiro, onde fazem política há anos.
A escuridão dos porões dos regimes ditatoriais levou muitos brasileiros à morte e ao desaparecimento. Foram, portanto, tempos de trevas que a sociedade não deseja, que repulsa e condena. Pois, a democracia é um valor que não se pode relativizar e, para os que acham ser possível a convivência fora da democracia, resta o desprezo de todo o povo brasileiro.
Continue lendo
-
BRASIL4 semanas atrás
Terceira onda de calor do país em 2025 atinge Minas nesta semana
-
ALEXANDRE TENÓRIO1 semana atrás
Colunista Alexandre Tenório analisa Carnaval 2025 de Bom Conselho
-
DIVERSOS2 semanas atrás
08 de Março: Dia Internacional Da Mulher
-
ECONOMIA4 semanas atrás
Calendário PIS/PASEP 2025: primeiro pagamento nesta segunda (17); confira datas
-
DIVERSOS2 semanas atrás
Alvo de polêmica, serviço de mototáxi tem apoio de senadores
-
SAÚDE4 semanas atrás
Covid-19: municípios do interior registraram 68 mil casos em 2025
-
CONCURSOS4 semanas atrás
Raquel Lyra anuncia concurso público para a UPE
-
ECONOMIA2 semanas atrás
Pix: BC muda regras de segurança sobre CPF e CNPJ para tentar evitar fraudes
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar