ÚLTIMAS NOTÍCIAS
A importância da Psicologia na UPAE Garanhuns
Unidade de Saúde oferece consultas e sessões para crianças, adolescentes, adultos e idosos.
Na última terça-feira (27), foi comemorado o dia do psicólogo, profissional da área da saúde responsável por estudar e orientar o comportamento humano, lidando com os sentimentos, traumas e crises das pessoas. Não é fácil, mas pelo que conhecemos destes profissionais, é motivo de realização poder atuar diretamente para que muita gente possa se entender melhor, mudar comportamentos e pensamentos que lhes prejudicam, afetando suas saúdes e a vida de muitos ao seu redor, principalmente da família.
A UPAE Garanhuns oferece atendimento em psicologia com duas profissionais, Mona Lizza Vasconcelos e Ingrid Leal, de segunda a sexta-feira. É bom lembrar que os serviços multiprofissionais na unidade de saúde são encaminhados pelos próprios médicos da casa, após consulta clínica e observada a necessidade de acompanhamento com estes profissionais. Além de psicólogos, a unidade oferece também consultas em Nutrição, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Enfermagem, Serviço Social e Farmácia, e ainda sessões de fisioterapia.
Na UPAE Garanhuns é realizado o atendimento em psicologia clínica para diversos perfis de pacientes, de crianças a idosos, em sessões terapêuticas. A demanda é grande e há fila de espera, o que mostra também a vontade das pessoas em fazer psicoterapia. A psicóloga revela que a ansiedade é uma das maiores demandas em seu consultório, e é preocupante o número de pessoas com depressão, nas várias faixas etárias, crianças, adolescentes, adultos e idosos. “Temos casos de adolescentes que falam em suicídio, inclusive com tentativas. Hoje é comum as mutilações. Temos casos verificados pelos médicos e encaminhados aos psicólogos e outros que identificamos com as terapias.”
A psicóloga, ainda falando sobre depressão, afirma que algumas pessoas chegam a ter vida social normal, indo a igreja, trabalho, escola, até a festas, mas que têm quadro depressivo, que encobrem no cotidiano, e que somente o olhar profissional pode identificar. “A doença psíquica não é visível, mas isto não significa que não existam, e é preciso que as pessoas, sejam elas os próprios pacientes ou familiares próximos, busquem os meios para atendimento profissional”.
Em relação aos adolescentes, Mona Lizza aconselha as famílias observarem mudanças de comportamento, isolamento, ansiedade, entre outras situações. “Nos casos de automutilação, os adolescentes passam a usar vestimentas que escondam ferimentos, a exemplo de casacos e calças, mesmo em dias quentes de passeios.”
A depressão nos idosos é muitas vezes relacionada à perda do prazer de viver, pela sensação de solidão. Crianças também merecem atenção especial, principalmente se apresentam tristeza, prostração, apatia, perda de interesse, agressividade, mudança de comportamento, … ”.
Em todos os casos, as pessoas devem ser encaminhadas aos Postos de Saúde mais próximos de suas residências.
Agência VOX de Notícias
Continue lendo
-
ÚLTIMAS NOTÍCIAS2 semanas atrásGoverno Lula retira 2,7 milhões de pessoas do programa Bolsa Família
-
ALEXANDRE TENÓRIO6 dias atrásColuna Ensaio Geral: Chuvas de Outubro em Bom Conselho
-
ÚLTIMAS NOTÍCIAS2 semanas atrásAssociação muda técnicas de desengasgo em bebês, crianças e adultos
-
ÚLTIMAS NOTÍCIAS4 semanas atrásEx-jogador Fagundes realiza evento esportivo em Rainha Isabel, distrito de Bom Conselho
-
ÚLTIMAS NOTÍCIAS4 semanas atrásVocê já parou pra pensar quanto tempo passa no celular todos os dias?
-
ÚLTIMAS NOTÍCIAS3 semanas atrásConcursos em Pernambuco: confira agenda de vagas para o estado
-
EDUCAÇÃO3 semanas atrásVeja quando sai o local de prova do Enem 2025
-
ECONOMIA3 semanas atrásBancos vão fazer mutirão para negociar dívidas em novembro; veja como participar






Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar