ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Piscicultura: Tudo que você precisa saber sobre criação de peixes
Ultimamente a piscicultura em tanque-rede tem se desenvolvido muito , principalmente no Estado de Minas Gerais, não impedindo de outros Estados terem esse método como fonte de renda , mas particularmente na região dos municípios banhados pelo Lago de Furnas, no Sul de Minas. Essa atividade, que tem como característica a criação intensiva de pescado, iniciou-se em Furnas por volta de 1995, e hoje conta com mais de 500 piscicultores e cerca de 5 mil gaiolas. A produção estimada está em torno de 7 mil toneladas anuais de peixe, dependendo do nível de água do reservatório. A principal espécie cultivada é a tilápia.
O interesse dos produtores tem aumentado bastante pela exploração devido à boa rentabilidade que ela tem oferecido. No entanto, alguns cuidados básicos devem ser observados para alcançar bons resultados.
Observe os cuidados básicos para desenvolver a atividade:
Seleção do local
O local com profundidade adequada, com boa qualidade da água e livre de predadores, embarcações e outros obstáculos;
Estruturas de contenção
Gaiolas seguras devem ser feitas em arame galvanizado revestido de polietileno, capazes de oferecer resistência à fuga dos peixes e a entrada de predadores;
Qualidade do material Genético
Os peixes a serem criados deverão ser oriundos de piscicultores credenciados e com histórico no fornecimento de material de qualidade e isento de doenças;
Qualidade da ração
Este é um dos fatores preponderantes para o sucesso da criação. Existem várias marcas de ração para peixes no mercado, no entanto não se pode tomar por base apenas o preço para a seleção do melhor alimento. Ração de boa qualidade possibilita uma boa conversão alimentar e menor custo de produção. O peixe bem alimentado apresenta menor estresse e fica menos sujeito a enfermidades.
Cuidados Especiais
No início, a alimentação para os peixes tem que ser feita de 3 a 5 vezes por dia. Após os seis meses de vida os peixes podem ser submetidos ao processo de engorda, recebendo quantidades maiores de ração entre 5 e 8 vezes por dia. Para a reprodução é necessário separar os casais de cada espécie, deixando-os juntos entre 15 e 30 dias. As ovas precisam ser separadas em outro tanque até um mês de vida.
Continue lendo
-
COLUNISTAS4 semanas atrás
Vamos listar aqui o que nós já tivemos e hoje não temos mais em nossa Cidade:
-
DIVERSOS4 semanas atrás
Secretaria de Saúde divulga programação da Semana da Saúde e Nutrição
-
DIVERSOS4 semanas atrás
Pesquisa aponta aumento da desaprovação de Lula, inclusive no Nordeste
-
ALEXANDRE TENÓRIO3 semanas atrás
Coluna Ensaio Geral: “Chuvas de Março em Bom Conselho”
-
ECONOMIA1 semana atrás
Governo vai propor isenção de energia para até 60 milhões de pessoas
-
CIDADE2 semanas atrás
UPA de Bom Conselho está em processo de cancelamento desde 2024
-
ESPORTES4 semanas atrás
Argentina 4×1 Brasil: Goleada de vergonha!
-
ESPORTES3 semanas atrás
CBF formaliza recisão de contrato com Dorival
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar