Siga-nos nas Redes Sociais


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Piscicultura: Tudo que você precisa saber sobre criação de peixes

Publicado

dia:

peixes_interna-9441044

Ultimamente a piscicultura em tanque-rede tem se desenvolvido muito , principalmente no Estado de Minas Gerais, não impedindo de outros Estados terem esse método como fonte de renda , mas particularmente na região dos municípios banhados pelo Lago de Furnas, no Sul de Minas. Essa atividade, que tem como característica a criação intensiva de pescado, iniciou-se em Furnas por volta de 1995, e hoje conta com mais de 500 piscicultores e cerca de 5 mil gaiolas. A produção estimada está em torno de 7 mil toneladas anuais de peixe, dependendo do nível de água do reservatório. A principal espécie cultivada é a tilápia.
O interesse dos produtores tem aumentado bastante pela exploração devido à boa rentabilidade que ela tem oferecido. No entanto, alguns cuidados básicos devem ser observados para alcançar bons resultados.
Observe os cuidados básicos  para desenvolver a atividade:
 Seleção do local
O local com profundidade adequada, com boa qualidade da água e livre de predadores, embarcações e outros obstáculos;
 Estruturas de contenção
Gaiolas seguras devem ser feitas em arame galvanizado revestido de polietileno, capazes de oferecer resistência à fuga dos peixes e a entrada de predadores;
 Qualidade do material Genético
Os peixes a serem criados deverão ser oriundos de piscicultores credenciados e com histórico no fornecimento de material de qualidade e isento de doenças;
 Qualidade da ração
Este é um dos fatores preponderantes para o sucesso da criação. Existem várias marcas de ração para peixes no mercado, no entanto não se pode tomar por base apenas o preço para a seleção do melhor alimento. Ração de boa qualidade possibilita uma boa conversão alimentar e menor custo de produção. O peixe bem alimentado apresenta menor estresse e fica menos sujeito a enfermidades.

Cuidados Especiais
No início, a alimentação para os peixes tem que ser feita de 3 a 5 vezes por dia. Após os seis meses de vida os peixes podem ser submetidos ao processo de engorda, recebendo quantidades maiores de ração entre 5 e 8 vezes por dia. Para a reprodução é necessário separar os casais de cada espécie, deixando-os juntos entre 15 e 30 dias. As ovas precisam ser separadas em outro tanque até um mês de vida.
Continue lendo
Clique e Comente

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe uma resposta

ACESSOS NO SITE

contador de visitas online para blog

JB NO YOUTUBE

ANUNCIANTES

JB ASSISTÊNCIA TÉCNICA

RUA PARAISO 52 – NA COHAB

SUNDOWN PARK

V-LINK FIBRA

MAIS LIDAS DO MÊS