Siga-nos nas Redes Sociais


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O que você deve saber sobre a Meningite e seus cuidados:

Publicado

dia:

meningite-5774507
Meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o sistema nervoso central no cérebro. É uma doença séria que pode ser fatal. A causa mais comum é uma infecção por bactérias, fungos ou vírus (mais frequentemente). Entre outros, o sintoma que mais chama a atenção para o problema é a rigidez na nuca.

sintomas2bmeningite-1446209

A doença pode atingir pessoas de todas as idades, sendo os idosos e as crianças os que mais correm riscos, principalmente menores de dois anos, pois o sistema imunológico do bebê ainda não é completamente maduro. A confirmação do diagnóstico é feita por meio do exame do líquor (líquido retirado da espinha), coletado por médico numa punção.


A meningite pode provocar lesões mentais, motoras e auditivas. “A meningite pneumocócica, – um dos tipos da doença, causada pela bactéria Streptococcus pneumoniae – costuma deixar sequelas tardias. No momento da inflamação da meninge pode ocorrer uma alteração auditiva de degeneração posterior. O paciente sai bem do hospital, mas pode apresentar perdas de audição ou mesmo a surdez nos próximos seis meses”, conta Augusto César Penalva de Oliveira, neuroinfectologista da Santa Casa.

Meningite viral e bacteriana

meningite2bviral-4269529“A meningite viral é mais leve e transitória, o problema costuma se resolver em uma ou duas semanas. Já a bacteriana é mais grave, geralmente necessita de internação, pois há risco de comprometimento do cérebro. Dependendo do agente, a doença tem taxa de mortalidade entre 10% e 20%”, explica o neuroinfectologista.

De acordo com Oliveira, parentes que convivem com o paciente com meningite podem ser orientados pelo médico a tomar medicamentos como forma de prevenção.

Vírus e bactérias que causam meningite circulam no ar

Entre as medidas para evitar a meningite estão: evitar aglomerações, manter os ambientes o mais ventilados possível e ter atenção com a higiene, principalmente durante o inverno, pois a transmissão é por via respiratória (tosse e espirros). A bactéria pneumococo, por exemplo, se aloja entre o nariz e a garganta.

“Temos os vírus no organismo que ficam em estado de latência (repouso) e convivemos com bactérias o tempo todo”, lembra Oliveira. Após o contágio, o período de incubação (até a manifestação dos primeiros sintomas da doença) é curto, de dois a quatro dias.

Vacinação contra a meningite

vacina2bminingite-7342832

Outra maneira de prevenir a meningite é por meio da vacinação, que protege o organismo de agentes como o pneumococo, o meningococo e o hemófilus. Estão disponíveis vacinas para crianças de 2 a 24 meses que imunizam o organismo contra meningite bacteriana, pneumonia bacterêmica e otite média aguda, ambas causadas pela bactéria pneumococo.

A vacina da rede pública inclui os sorotipos mais prevalentes de pneumococo no país (1, 4, 5, 6B, 7F, 9V, 14, 18C, 19F, 23F) e protege contra até 78% das bactérias. A versão 13-valente (disponível em clínicas particulares) inclui, ainda, os sorotipos (3, 6A, e 19A), atingindo 90% das bactérias circulantes.

Confira o calendário infantil de vacinação que a Associação Brasileira de Imunizações (SBim) organizou:

Continue lendo
Clique e Comente

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe uma resposta

ACESSOS NO SITE

contador de visitas online para blog

JB NO YOUTUBE

ANUNCIANTES

JB ASSISTÊNCIA TÉCNICA

RUA PARAISO 52 – NA COHAB

SUNDOWN PARK

V-LINK FIBRA

MAIS LIDAS DO MÊS