Siga-nos nas Redes Sociais


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

COLUNA TRIBUNA LIVRE

Publicado

dia:

tribuna2blivre-2425120

Taquary Velho e a Guerra dos Cabanos

José Roberto Pereira

A Independência do Brasil que foi proclamada em 7 de setembro de 1822 só foi feita plenamente no dia 2 de julho de 1823 quando foi expulso de Salvador-BA o famigerado português o General Madeira. Salvador foi cercada por tropas brasileiras do Recôncavo Baiano e faltando abastecimento. Com este sítio a cidade, o último refúgio Português deixou de existir.
Por este feito e em justa homenagem o aeroporto de Salvador chama-se 2 de Julho.

Após a Independência, o Imperador Pedro I promulgou nossa 1ª Constituição, uma Constituição Liberal, contrariando o interesse dos Senhores de Engenho e grandes fazendeiros que desejavam uma Constituição com maiores poderes para o Imperador e os Liberais (padres, profissionais liberais, jornalistas) que defendiam a nova Constituição. Pedro I também criou os Conselhos de Província os quais foram substituídos pelas Assembleias Provinciais. Os conservadores também eram conhecidos como Absolutistas.

A situação da Província de Pernambuco era precária tendo em vista a instabilidade do Brasil nos dez primeiros anos da Independência. Havia badernas, motins nos quartéis e golpe de Estado que foi dado pelo próprio Imperador Pedro I quando dissolveu a Assembleia Constituinte. O sistema era patriarcal com cada chefe político tendo sua milícia armada. A corrupção era generalizada (1831). Estava em todo canto, nas repartições, nas instituições, nas alfândegas.

Desde o período colonial raro o alto funcionário do governo que não fosse suspeito de corrupção.   

Ainda hoje a corrupção anda de mãos dadas com todos os setores do governo. A corrupção faz parte da cultura nacional. A notícia da abdicação de Pedro I em 7 de abril de 1831, só chegou ao Recife em 5 de maio. Iniciou-se o período da Regência, sendo o principal Regente o Pe Diogo Antônio Feijó.

Na sociedade patriarcal até meados do século 19, o primeiro filho herdava o título e propriedades, o segundo seguia a carreira das armas e o terceiro filho seria o padre da família e grande parte sem a verdadeira vocação sacerdotal. O que havia de padres com filhos, principalmente de escravas era impressionante.

Um dos grandes personagens da história republicana foi o José do Patrocínio, filho de um padre com uma escrava. Com a abdicação de Pedro I iniciou-se em Pernambuco um movimento conhecido como Guerra dos Cabanos, dando sequência a Cabanagem da província do Pará, movimento este que chegou a ter governo próprio. Os Cabanos de Pernambuco (viviam em cabanas pelo interior) lutavam contra os chefes políticos, os Coronéis absolutistas. 

Os Cabanos queriam maior autonomia das províncias, que a Constituição fosse mais liberal, libertação dos escravos. O principal chefe Cabano foi Vicente Ferreira de Paula, mulato, filho de um padre de Goiana. O movimento teve início em Panelas de Miranda. Nesta época (1841) os Frades e conterrâneos Frei Caetano de Messina e Frei José Plácido de Messina foram evangelizar a população do Agreste, ficando Frei Caetano em Bom Conselho.

Eram numerosos os amancebados, havendo um hábito denominado “despique” onde os homens trocavam as mulheres uns com os outros. Na Guerra dos Cabanos já havia uma igreja onde hoje se localiza o cemitério de Taquary Velho. A mando de um coronel absolutista foi assassinado nesta igreja o Pe Morais que era um representante dos Cabanos na região. 

Já escrevi sobre a trilha de 400 anos que liga Quebrangulo a Bom Conselho. Esta trilha foi usada pelos Cabanos, e Taquary Velho fica à margem desta estrada. É o Taquari velho fazendo parte de nossa gloriosa história Pernambucana. Hoje Taquary pertence ao distrito de Rainha Isabel, município de Bom Conselho-PE.

Clique e Comente

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe uma resposta

ACESSOS DA PÁGINA

contador de acessos

V-LINK FIBRA

SUNDOWN PARK

ENTRE E CONHEÇA

Apresentação vCardPRO Digital

JB NO YOUTUBE

Siga o JB no Facebook

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 951 outros assinantes

MAIS LIDAS DO MÊS