Siga-nos nas Redes Sociais


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Judeus e católicos celebram a Páscoa na mesma data este ano

Publicado

dia:

pc3a1scoa-7332406

Apesar de seguirem calendários diferentes, judeus e cristãos comemoram a Páscoa na mesma data este ano. A coincidência termina por aí, uma vez que a festa tem um significado diferente para cada uma das crenças.

De acordo com o calendário judaico, em Israel, no Oriente Médio, já é primavera e foi nesta estação que os judeus deixaram de ser escravos no Antigo Egito. É esta libertação que eles comemoram durante o Péssach, a Páscoa dos judeus, que neste ano coincide com a dos católicos.

A mesa arrumada e a casa limpa são regras para a ceia da Páscoa numa casa de judeus. A cerimônia é conduzida, sempre, pelo chefe da família, com velas sendo acesas após a oração. O vinho é servido nas taças por quatro vezes, cada uma, com um significado próprio.

Cada alimento também tem um simbolismo diferente e lembra o sofrimento do povo judeu escravizado no Egito. O pão ázimo, feito só de trigo e água, sem fermento, é tradicional nessa cerimônia e representa a pressa dos escravos judeus ao fugirem do Egito. “Nós narramos durante a cerimônia toda a trajetória desde a escravidão até a libertação e o êxodo no deserto”, contou certa  pesquisadora.

O ritual serve para preservar os costumes judaicos e ensinar as crianças e os jovens a respeitar a tradição. “Disperso como o nosso povo vive, se essa chama da tradição continuar e sempre tivermos na mesa crianças, jovens para ir transmitindo a história, a gente mantém a tradição viva”, diz um seguidor.

A Páscoa judaica dura oito dias. O começo é marcado pela ceia. Cada elemento da mesa e fora dela é carregado de significado. “Enquanto a Páscoa cristã se trata da paixão, morte e ressureição de Jesus, a judaica é uma festa alegre pela libertação dos judeus. É uma festa alegre, com vinho, enquanto a Páscoa cristã tem uma parte alegre e uma parte triste”, detalhou.
Na mesa judaica, é possível ver uma taça diferente, onde também é servido vinho, e a cadeira vazia ao lado da mesa. Elas são reservadas ao profeta Elias, que voltaria à terra para anunciar um tempo diferente – de paz entre os homens. “O povo judeu continua esperando a chegada do messias. Não é a chegada de uma pessoa, é de uma era de paz. Como isso não foi alcançado, o povo judeu continua aguardando”.

Continue lendo
Clique e Comente

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe uma resposta

ACESSOS NO SITE

contador de visita para blog

JB NO YOUTUBE

ANUNCIANTES

JB ASSISTÊNCIA TÉCNICA

RUA PARAISO 52 – NA COHAB

SUNDOWN PARK

V-LINK FIBRA

MAIS LIDAS DO MÊS