ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Preços de medicamentos sofrem reajuste de até 7,7% a partir de hoje
A partir de hoje (31), o preço dos remédios terão um reajuste entre 5% e 7,7%, dependendo da categoria que pertençam. O aumento foi estabelecido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Ministério da Fazenda, com base no aumento da inflação e do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do ano passado.
Segundo o presidente do Conselho Regional de Farmácia do Piauí (CRFPI), Ítalo Rodrigues, esses aumentos ocorrem todo mês de março e avaliaram os períodos de fevereiro de 2014 a fevereiro de 2015. Cerca de 20 mil produtos do mercado farmacêutico sofrerão o reajuste, inclusive antibióticos, e foram divididos em três grupos.
O percentual de aumento dos medicamentos irá variar conforme os grupos determinados e de acordo com a concorrência enfrentada pelos produtos no mercado. Isso significa que, quanto maior a concorrência, maior será o percentual permitido de reajuste.
A aposentada Conceição Araújo, de 62 anos, lamenta o reajuste que os medicamentos terão, sobretudo porque ela precisa comprar três remédios por mês. Para tentar amenizar os gastos, ela opta por prepará-los em uma farmácia manipulada, cujo custo-benefício é melhor.
“Eu gasto muito com remédios, por isso mando fazer manipulado. Mas, mesmo assim, ainda fica pesado no final do mês. Com esse aumento aí é que vai ficar mais caro mesmo, até porque qualquer um real a menos no bolso faz falta no final do mês”, destaca.
Segundo ela, os medicamentos manipulados são uma opção de administrar o remédio receitado pagando um valor mais acessível. Entretanto, ela frisa que há remédios que não é possível fazer isso, e é necessário desembolsar uma quantia mais elevada.
Continue lendo
-
DIVERSOS4 semanas atrás
Secretaria de Saúde divulga programação da Semana da Saúde e Nutrição
-
DIVERSOS4 semanas atrás
Pesquisa aponta aumento da desaprovação de Lula, inclusive no Nordeste
-
ALEXANDRE TENÓRIO3 semanas atrás
Coluna Ensaio Geral: “Chuvas de Março em Bom Conselho”
-
ECONOMIA2 semanas atrás
Governo vai propor isenção de energia para até 60 milhões de pessoas
-
CIDADE3 semanas atrás
UPA de Bom Conselho está em processo de cancelamento desde 2024
-
ESPORTES4 semanas atrás
Argentina 4×1 Brasil: Goleada de vergonha!
-
ESPORTES3 semanas atrás
CBF formaliza recisão de contrato com Dorival
-
ECONOMIA1 semana atrás
Governo propõe salário mínimo de R$ 1.630 em 2026
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar