Siga-nos nas Redes Sociais


CIDADE

Bom Conselho deixa de receber selo Unicefe

Dado foi divulgado nesta quarta-feira (6). 923 cidades do Brasil, onde vivem mais de 8 milhões de meninas e meninos de 0 a 19 anos, avançaram mais do que a média nacional em diversas áreas.

Publicado

dia:

Foto: Marina Domar/Unicef

O Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef), agência das Nações Unidas responsável por fornecer recursos humanitários e de desenvolvimento e ajuda para crianças em todo o mundo, divulgou nesta quarta-feira (6) a lista dos municípios que receberam o selo por melhorias em vacinas, permanência na escola e fortalecimento dos sistemas de proteção.

Em Pernambuco, 81 municípios receberam a homenagem. Entre eles, Caruaru e 42 outras cidades do Agreste, Sertão e Mata Sul do Estado. Bom Conselho ficou de fora.

Segundo o Unicef, para chegar a este resultado, os municípios se emprenharam em investir em cuidados desde a infância até a adolescência. Melhorias na educação, investimentos em saúde física e mental de meninas e meninos; promoção de hábitos de higiene e acesso à água limpa; proteção de crianças e adolescentes das violências; e garantia a proteção social às famílias vulneráveis, em especial aquelas oriundas de povos e comunidades tradicionais, foram os critérios.

Após quatro anos de trabalho, todas as cidades citadas conseguiram melhorar mais do que a média nacional em diferentes áreas, com destaque para: imunização, educação e proteção contra as violências.

PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Existe um sistema de registro e encaminhamento de casos pelos Conselheiros Tutelares, chamado Sistema de Informação para Infância e Adolescência (Sipia), que está disponível em todo o País, mas que nem sempre é utilizado.

A adesão e o uso adequado do Sipia estavam entre as ações que os municípios que agora recebem o Selo deveriam realizar. Nas cidades certificadas, o número de registros de casos de violências contra crianças e adolescentes aumentou mais de 60 vezes, passando de 1.775 em 2020 para 109.947 em 2023.  O aumento é maior do que a média nacional. No mesmo período, nacionalmente, os registros aumentaram cerca de 5 vezes (de 118.995 para 578.859).

Confira os municípios do Agreste, Sertão e Mata Sul que receberam o selo Unicef

Agreste

Sertão

Mata Sul

Quipapá 

Água Preta


G1/PE

Continue lendo

ACESSOS NO SITE

contador de visitas online para blog

JB NO YOUTUBE

ANUNCIANTES

JB ASSISTÊNCIA TÉCNICA

RUA PARAISO 52 – NA COHAB

SUNDOWN PARK

V-LINK FIBRA

MAIS LIDAS DO MÊS