ECONOMIA
Setor de máquinas e equipamentos registra alta na receita em fevereiro
Vendas no mercado interno sobem, mas exportações caem, segundo ABIMAQ
O setor de máquinas e equipamentos registrou um avanço de 16,7% na receita líquida em fevereiro de 2024 em relação ao mês anterior. Houve um aumento de 33,9% nas vendas no mercado interno, o que resultou no desempenho positivo em fevereiro na comparação com janeiro. No entanto, em relação ao mesmo período de 2023, o resultado do setor é negativo — a queda foi de 14%. As informações foram divulgadas na última quarta-feira (27) pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ).
As exportações, por outro lado, registraram queda de 20,8%. O mês de fevereiro encerrou com US$ 829 milhões em exportações de máquinas e equipamentos — valor inferior a janeiro, quando o segmento exportou US$ 1 bilhão. Em fevereiro, as exportações de máquinas e equipamentos recuaram em todos os setores monitorados, em relação ao mês anterior. Leonardo Silva, do departamento de Economia e Estatística da ABIMAQ, explica o resultado e fala sobre os desafios para o decorrer do ano.
“Um resultado que, em parte, estava dentro das expectativas devido a um comportamento sazonal típico neste período. Destacando que ainda temos desafios para este ano. O cenário base é um pouco adverso, o que é reflexo das condições de investimento no Brasil que permanecem sob pressão devido às altas taxas de juros, que apesar dos ciclos de cortes da Selic, ainda permanecem em um patamar restritivo”, afirma.
Expectativas
A redução da taxa básica de juros da economia, a Selic, é um ponto importante a ser observado para o resto do ano, segundo a ABIMAQ. Atualmente a taxa está em 10,75%. Leonardo Silva afirma que a expectativa é positiva para os resultados de março, que serão divulgados em abril.
“No que tange as expectativas para o decorrer do ano, elas ainda são de melhora dos números, em especial, para os valores dos últimos semestres. Há um reflexo mais forte dessa diminuição nas taxas de juros, mas tudo vai depender da magnitude que isso ocorra”, pontua.
Emprego
A indústria de máquinas e equipamentos fechou o ano de 2023 com 395 mil funcionários. Em fevereiro de 2024, houve uma leve queda de 0,4% em relação a janeiro. Atualmente, 387.920 pessoas trabalham no setor.
Apesar de recorde nas exportações, receita do setor de máquinas e equipamentos cai 11%, em 2023
Fonte: Brasil 61
-
ALEXANDRE TENÓRIO4 semanas atrás
AS PRESEPADAS DE BERUS (PARTE 6)
-
ALEXANDRE TENÓRIO3 semanas atrás
AS PRESEPADAS DE BERUS – FINAL
-
DIVERSOS4 semanas atrás
75º Encontro de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco acontecerá em Garanhuns
-
ECONOMIA4 semanas atrás
Tarifa Social: saiba como participar de mutirão para ter menor valor na conta de luz
-
CIDADE4 semanas atrás
Bom Conselho no início foi fazenda……mudou alguma coisa?
-
DIVERSOS4 semanas atrás
Água do São Francisco abastece milhares de pernambucanos
-
POLICIAL2 semanas atrás
Ônibus capota em ribanceira na Serra da Barriga, AL, deixa 18 mortos e quase 30 feridos
-
SAÚDE2 semanas atrás
Pode tomar vacina da gripe se estiver gripado?