CULTURA
Ministério da Cultura entregará 36 vans em localidades de baixa renda no projeto MovCEU
Ao todo, serão entregues 36 veículos, que podem ser transformados em biblioteca ou cinema, levarão ações culturais para áreas ocupadas por famílias de baixa renda

O Ministério da Cultura concluiu a etapa de assinatura dos convênios com 32 municípios e estados que participaram da Seleção MovCEU-2023. Serão entregues 36 equipamentos culturais àqueles que cadastraram propostas de aquisição. Acesse aqui a lista.
Os veículos adaptados irão levar ações culturais para áreas ocupadas por famílias de baixa renda em cidades com até 20 mil habitantes. A iniciativa integra o Programa Territórios da Cultura.
A subsecretária de Espaços e Equipamentos Culturais do Ministério da Cultura, Cecília Gomes de Sá, salienta o papel da ação. “O MovCEU é um projeto de democratização do acesso a bens culturais em áreas isoladas e pequenos municípios, uma iniciativa inédita do MinC que vai alcançar populações indígenas, quilombos, áreas rurais. Em alguns casos, são localidades que sequer recebem correspondências e encomendas, nunca tiveram acesso a livros de literatura e agora irão receber mais do que isso: biblioteca, cinema, acesso à internet, estúdio de gravação, entre outros benefícios. Estamos muito felizes com o resultado. Entregaremos 36 unidades, seis a mais do que o previsto em nosso planejamento”.
O MovCEU é uma van/furgão que pode ser transformado em equipamentos culturais como biblioteca, estúdio de produção audiovisual, cinema de rua e palco para apresentações diversas, entre outros usos culturais. Sendo projetado para atender localidades com famílias de baixa renda em municípios, rurais ou urbanos, com restrições para construção de equipamentos culturais públicos.
Cada veículo deverá circular entre seis a dez localidades, assegurando que cada uma delas seja atendida por, pelo menos, uma vez por mês, promovendo uma rotina de acesso a bens e serviços culturais.
A iniciativa visa possibilitar o acesso à infraestrutura para formação, fruição e produção cultural, unindo comunidades por meio de intercâmbios culturais.
“O MovCEU será um divisor de águas no sentido de acessibilidade para os produtores e consumidores de cultura do nosso município, especialmente àqueles que residem nos bairros e localidades do interior, aos vulneráveis e às comunidades carentes”, comemora a diretora-geral da Fundação Municipal de Esportes e Cultura (FMEC) Rosemeri Vieira Coelho, de Correia Pinto, Santa Catarina – última cidade a assinar o convênio.
Os equipamentos serão adquiridos por meio de financiamento da União, com recursos do Fundo Nacional da Cultura ou do Ministério. A previsão de entrega dos veículos do MovCEU é agosto de 2024.
Fonte: Brasil 61
-
CONTANDO A HISTÓRIA4 dias atrás
Quem Foi Edgar Carício de Gouvêa?
-
SAÚDE2 semanas atrás
JUNHO É O MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PULMÃO
-
DIVERSOS1 semana atrás
Defesa Civil Alerta chega ao Nordeste com aviso em tempo real de desastres
-
DIVERSOS2 semanas atrás
Paulo Cupertino é condenado a 98 anos de prisão pela morte do ator Rafael Miguel e os pais dele
-
ALEXANDRE TENÓRIO2 semanas atrás
Coluna Ensaio Geral: Análise das chuvas em Bom Conselho no mês de Maio
-
SAÚDE2 semanas atrás
Hérnia de disco: 90% dos casos são resolvidos com medicamentos e reabilitação
-
ÚLTIMAS NOTÍCIAS2 semanas atrás
‘Transposição do Rio São Francisco é a redenção de um povo’, diz Lula
-
DIVERSOS4 semanas atrás
Prazo para regularizar título de eleitor acaba nesta segunda-feira (19); saiba como fazer