Siga-nos nas Redes Sociais


ALEXANDRE TENÓRIO

Festa dos bonconselhenses 2024

Publicado

dia:

A 12º festa dos bom-conselhenses, foi realizada nos dia 12, 13 e 14 deste mês de janeiro. O primeiro dia, houve a missa na capela de São Sebastião e depois o cortejo da seresta, até a Praça Dom Pedro II, onde toda estrutura estava armada, infelizmente a quantidade de pessoas que estavam na seresta foi a menor de todos os anos, principalmente do pessoal de fora, não tinha quase ninguém. No sábado tivemos o baile na AABB, que homenageou o pessoal da justiça, infelizmente muito pouco frequentado, mais uma vez o pessoal de fora era muito pouco, e posso dizer que o baile foi o mais fraco de todas as edições. No domingo, a festa foi no restaurante Sarita Buffer, no espaço reservado para eventos, uma verdadeira decepção, do pessoal de fora não tinha ninguém e os daqui, eram muito poucos, a coisa foi de tal maneira que não houve o tradicional cortejo até a Praça Dom Pedro II, com o pessoal dançando carnaval. Posso dizer que o modelo atual da festa cansou, ou se muda, ou a tendência é acabar, infelizmente esta é a realidade.

                                      CONCLUSÃO

         Tudo tem seu tempo, e tempo da festa dos bom-conselhense passou. Primeiro: porque, no seu início, há mais de 20 anos atrás (INICIOU COM O ENCONTRO DOS PAPACACEIROS E DEPOIS PASSOU A SER ENCONTRO DOS BOM-CONSELHENSES), era novidade. No Rio de Janeiro tinha uma confraternização dos bom-conselhenses que  moravam lá, que se reuniam no restaurante do clube militar, todo mês, está confraternização, era o elo de agregação entre os bom-conselhenses velhos, novos e familiares. Hoje está confraternização acabou, simplesmente porque a grande maioria dos seus membros morreram ou estão doentes, os familiares que na realidade não tinham nenhuma familiaridade com nossa cidade, simplesmente não deram continuidade a esta confraternização. Este exemplo serve para todo o país aonde tem bom-conselhenses. Se você pegar uma foto dos primeiros encontros e comparar agora, você vai ver claramente, que mais da metade daqueles que estavam ali, já morreram ou estão doentes, sem condições de virem para festa nenhuma.

         Segundo: nunca houve uma adesão maciça dos bom-conselhenses que moram aqui em nossa cidade a está festa. Ela era feita em mais de 80% com os residentes de fora de nossa cidade, quem aqui mora sempre achou que era uma festa para os de fora e não para os daqui, que na realidade é uma visão totalmente equivocada, pois a festa foi feita para haver a confraternização dos que estavam fora com os que estão aqui. Na maneira que os de fora foram se afastando, os daqui não conseguiram suprir a ausência destes, e a festa foi minguando, chega ao mais baixo nível neste ano de 2024.

         Terceiro: tudo ficou muito caro, as passagens aéreas, o combustível, a hospedagem, a alimentação. Estes fatores tem também uma influência negativa para a festa. Imaginem uma família que mora no Rio de janeiro, pegar um avião e vim para nossa cidade passar uma semana, vindo o homem, a mulher e talvez um filho, quanto ele ai gastar? Por baixo 10 mil reais. Se vim de ônibus, gasta bem menos, só que você vai perder 4 dias das suas férias, pois serão 2 dias para vim e 2 dias para ir, além do fato de ser uma viagem altamente desconfortável. Então o bom-conselhense veio um ano, e depois veio no outro ano, dificilmente ele vira pela a terceira vez seguida.

         Quarto: o custo da festa ficou muito alto, para você terem uma ideia, uma banda que custava 1500 reais, hoje custa 6000reais, o custo de uma festa desta com três dias de atividade, é muito alto, e se você não tem pessoas participando, gastando, como é que vai manter.

         Tudo que eu estou falando, é para que fique claro, que dificilmente no próximo ano ela vai se realizar. Pelo menos nos moldes que ela está sendo feita até agora. Para que haja a diminuição de custo, a única maneira dela continuar é ser apenas no sábado, começando as 2 horas da tarde indo até as 12 horas da noite, na AABB. Esta é uma sugestão para que a festa não acabe.

         E para terminar, quero parabenizar o esforço dos que fazem a ABCON, na pessoa da presidente Bia Ferro, que ao longo destes 12 anos fizeram esta festa ser um sucesso.

         No próximo janeiro, com ou sem festa dos bom-conselhenses estaremos lançando nosso 7º livro “BOM CONSELHO, SEUS BARES E SEUS BOÊMIOS”. Uma braço a todos você leitores. Vem ai no dia 4 de fevereiro “O CARNAVAL DE ZÉ PULUCA” estaremos lá, se deus quiser.

ACESSOS DA PÁGINA

contador de visitas online

V-LINK FIBRA

SUNDOWN PARK

ENTRE E CONHEÇA

Apresentação vCardPRO Digital

JB NO YOUTUBE

Siga o JB no Facebook

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 951 outros assinantes

MAIS LIDAS DO MÊS