Siga-nos nas Redes Sociais


SAÚDE

O que é aterosclerose? Quais os sintomas e os fatores de risco?

Publicado

dia:

A aterosclerose é uma doença sistêmica que acomete simultaneamente várias artérias e consiste no acúmulo de gordura, cálcio e outros elementos nas paredes das artérias.

Ela pode entupir as artérias de duas maneiras, a primeira é o crescimento da placa de gordura que é um processo lento e progressivo, no começo a pessoa não possui sintoma nenhum, mas quando obstrui cerca de 70% de uma artéria, podem surgir os primeiros sintomas. O segundo já é mais agudo, quando um coágulo se forma após a desintegração das placas de gordura, resultando em riscos como infartos e derrame.

Sintomas

Os sintomas variam conforme as artérias afetadas. 

  • Artérias coronárias (coração): Nesse caso, ocorre a dor no tórax durante algum esforço, já na evolução aguda, pode ocorrer o infarto, que geralmente de apresentar por dores no peito, dor na boca do estômago que pode se espalhar para o braço ou pescoço e que pode vir acompanhada de suor, náuseas e falta de ar. 
  • Artéria carótida ou vertebral (pescoço): Essas artérias são responsáveis por levar o sangue para o cérebro, quando elas são acometidas, podem ocorrer o acidente vascular cerebral, o derrame. Os sintomas incluem diminuição da força e dificuldade de ficar em pé, formigamento e perda de sensibilidade, dificuldade na fala e falta de equilíbrio.
  • Artérias dos membros inferiores (pernas): O sintoma mais comum é a dor nas pernas ao caminhar e que melhora com o repouso, a evolução da doença pode levar a perda das extremidades, como as pontas dos dedos do pé, depois os dedos e assim por diante, isso ocorre pois o sangue não chega adequadamente nessas partes e elas começam a morrer.

Fatores de risco 

  • Idade, entre 50 e 70 anos;
  • Ser do sexo masculino, isso porque as mulheres possuem um proteção por desviarem as gorduras sanguíneas para a produção de hormônios femininos, mas isso não significa que as mulheres não devem se preocupar com a aterosclerose;
  • Colesterol alto;
  • Tabagismo;
  • Hipertensão;
  • Diabetes;
  • Falta de atividade física;
  • Histórico familiar.

A prevenção é essencial para evitar a aterosclerose. Ter um estilo de vida saudável, uma dieta balanceada, praticar exercícios físicos regularmente e não fumar, são medidas fundamentais para evitar a aterosclerose. 

Nas fases iniciais, a aterosclerose é uma doença silenciosa, as pessoas não se dão conta de que o problema existe e quando desenvolvem os sintomas, pode ser tarde demais. O tratamento nas fases iniciais, reduz a taxa de mortalidade e de complicações associadas.

O tratamento consiste no controle dos fatores de risco. Em certos casos, um profissional pode recomendar medicamentos e procedimentos cirúrgicos. 

Cuide da sua saúde vascular!

Para mais informações, assista ao vídeo no canal Doutor Ajuda. 

Fonte: Brasil 61

ACESSOS DA PÁGINA

contador de visitas online

V-LINK FIBRA

SUNDOWN PARK

ENTRE E CONHEÇA

Apresentação vCardPRO Digital

JB NO YOUTUBE

Siga o JB no Facebook

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 950 outros assinantes

BUSCA POR ASSUNTOS

MAIS LIDAS DO MÊS