ACONTECE
Operação Lei Seca de Pernambuco reforça fiscalização no FIG 2023

Com quase tudo pronto para o início da 31ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), entre os dias 21 e 30 deste mês, a Operação Lei Seca de Pernambuco (OLS/PE) definiu as estratégias para realizar as fiscalizações de forma eficiente durante o evento. A OLS/PE, formada por profissionais da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Polícia Militar (PM), do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Departamento de Estradas de Rodagem (DER), estará executando suas ações no município, em horários e locais diversos.
Trata-se de um período do ano em que sempre se registra um acréscimo considerável de circulação de carros na região, motivando uma atenção extra da Operação Lei Seca, com intuito de oferecer uma maior proteção viária para os condutores de veículos e todo o público que visita e circula por Garanhuns, no Agreste Meridional de Pernambuco, durante as apresentações do maior evento multicultural da América Latina, que conta com mais de 20 polos e cerca de 640 atrações.
“A operação vai trabalhar em duas frentes, tanto na fiscalização como na educação no trânsito, sempre necessária em virtude do frequente uso da mistura entre direção e álcool. Precisamos fiscalizar e incentivar essa conscientização da sociedade, diminuindo os números alarmantes de acidentes e óbitos. Nossa missão é salvar vidas”, enfatiza o primeiro-tenente Adriano Cunha, coordenador da Operação Lei Seca no Agreste Meridional.
EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO – Durante as abordagens, a equipe da Operação Lei Seca, que contará com mais de 10 profissionais envolvidos, entre militares, agentes do Detran e servidores da Secretaria Estadual de Saúde nas ações, vai realizar orientação com entrega de material informativo por uma equipe de pessoas que sofreram algum tipo de acidente no trânsito e que hoje atuam em projetos de conscientização da população.
TESTE DO BAFÔMETRO E AUTUAÇÕES – Todo condutor parado nas abordagens da operação deverá realizar o teste do bafômetro. Quem se recusar será autuado em multa no valor de R$ 2.934,70 (dois mil, novecentos e trinta e quatro reais e setenta centavos) e terá sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa por 12 meses.
A tabela de medidas referenciais, estabelecida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), indicam que até 0,04 por miligrama de álcool por litro, o condutor é liberado; entre 0,05mg/L a 0,33 mg/L é considerada infração gravíssima e o condutor terá que responder administrativamente; e igual ou superior a 0,34mg/L é equivalente a crime de trânsito, sofrendo pena de detenção de seis meses a três anos, além da multa e da suspensão da habilitação.
Como dica para os amantes de uma animação regional, a OLS destaca sempre a opção do uso de outros meios para quem deseja curtir o FIG com bebida alcoólica. “Vamos sempre insistir no fortalecimento do ‘amigo da vez’. E lembramos que, nos dias atuais, as pessoas podem contar com uma oferta, mais em conta, dos transportes de aplicativos. Se a pessoa vai ingerir bebidas alcoólicas, a melhor decisão é deixar o veículo em casa. E estamos aqui para fazer do FIG um sucesso em todos os sentidos, inclusive no trânsito”, afirma a tenente-coronel Steice Mavie, coordenadora-executiva da Operação Lei Seca.
Fotos: (Arquivo Operação Lei Seca/SESPE)
Assessoria de Imprensa / SES/PE
-
CONTANDO A HISTÓRIA4 semanas atrás
Quem Foi Edgar Carício de Gouvêa?
-
ÚLTIMAS NOTÍCIAS4 semanas atrás
O que está por trás do ataque de Israel ao Irã — e o que pode vir agora
-
ÚLTIMAS NOTÍCIAS4 semanas atrás
Avião que ia para a Inglaterra cai com 242 pessoas a bordo na Índia
-
COPA 20264 semanas atrás
Fifa abre contagem regressiva a um ano da Copa do Mundo de 2026
-
CHUVAS4 semanas atrás
Frente fria e ar polar chegam ao Nordeste e afetam os estados BA, SE, AL e PE
-
POLICIAL3 semanas atrás
Prefeituras do agreste pernambucano na mira da Polícia Federal
-
SAÚDE2 semanas atrás
Oito alimentos inflamatórios que aumentam a gordura abdominal
-
FUTEBOL3 semanas atrás
Imprensa internacional repercute vitória do Botafogo sobre o PSG: “Excesso de confiança”