Há um determinado tempo, venho tentando resgatar um momento importante de nossa cidade que se passou nos idos de 1971, ou seja, há 52 anos.
Como vocês sabem, eu consegui resgatar o mais importante momento de nossa história que foi o “CAMPEONATO DAS CIDADES” no qual fiz um livro “O DIA EM QUE BOM CONSELHO PAROU”.
Vamos aos fatos – nossa cidade tinha naquela época quatro colégios, eram: Souto Filho, Estadual, São Geraldo e o Nossa Senhora do Bom conselho. O Souto filho tinha sua atividade no turno da noite, onde tinha o curso do madureza (ensino compacto para pessoas que não tinha concluído o ensino fundamental e médio, no tempo correto.
No madureza você concluía o curso em pouco tempo, era como se fosse um intensivo, por isto não existia praticamente jovens, os seus alunos eram compostos de pessoas adultas” o Souto Filho funcionava na GRUPO ESCOLAR MESTRE LAURINDO SEABRA, o grupo era durante o dia e o Souto Filho a noite. Depois o Souto Filho passou a ter o curso médio de contabilidade, devemos salientar que era um colégio misto, estudavam homens e mulheres.
Nestes jogos o único colégio que não participou foi o Souto Filho, devido exatamente os seu alunos serem pessoas que tinham atividades durante o dia e não dispunham de tempo no período diurno para este jogos.
O Colégio São Geraldo era o único colégio que tinha uma quadra de esporte toda no cimento, pois, tanto o Colégio Estadual como o Nossa Senhora do Bom Conselho as quadra eram de areia.
Para estes jogos foi colocado iluminação na quadra do São Geraldo, para que houvesse jogos a noite, aquilo foi uma verdadeira revolução, pela a primeira vez iriamos ter jogos a noite.
O São Geraldo era um colégio particular, onde estudavam pessoas do sexo masculino e feminino.
Colégio Estadual Frei Caetano de Messina, era um colégio público, onde só estudavam pessoas do sexo masculino
Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho, o mais antigo de nossa cidade, era particular e só estudavam pessoas do sexo feminino.
Aguarde na próxima postagem, temos fortes emoções.