Siga-nos nas Redes Sociais


SAÚDE

Meu filho não come. E agora?

Neste episódio, a Dra. Fernanda Doreto dará mais detalhes sobre como fazer a introdução alimentar e como ajudar seu filho a comer melhor

Publicado

dia:

regra-de-ouro-do-livro-criancas-francesas-comem-de-tudo-1388084374990_956x500-1385798

Alimentação na infância tem relação direta com a introdução alimentar, os hábitos alimentares e alimentação das refeições nas rotinas da família. Ter o exemplo de adultos que começam a se alimentar de forma saudável, trazer uma criança para ajudar no preparo dos alimentos desde cedo, para horários fixos e rotina de refeições em família, desde que a criança começou a se alimentar são ótimas para ensinar a importância de uma alimentação adequada saudável e variada.

alimentar

A alimentar é um momento de grandes mudanças para a criança, pois tudo que ela conhece é como sugar o peito ou mamadeira e é isso que ela relaciona a matar a fome. Desta forma, é preciso compreender que alguns bebês podem ter dificuldades em se adaptar a este novo método.

Além disso, as texturas diferentes proporcionam sensações diferentes na boca, as sensações que podem ser boas ou ruínas. Por isso é importante ter muita paciência e compreender que é uma fase de aprendizado que, muitas vezes, não acontece logo de cara. 

Como faço para o meu bebê comer melhor?

  1. Criança precisa ter fome para comer, sendo assim, a partir da introdução alimentar as mamadas devem ter horas, assim como as refeições, para que uma coisa não atrapalhe a outra
  2. O bebê estava acostumado a somente açúcar, se ele fizer o mesmo movimento com a comer, ele vai cuspir a comida. isso não significa que ele não gosta, ou está recusando, mas sim que vai precisar de um tempo para entender como mastigar e engolir.
  3. Não se esqueça de oferecer alimentos variados, de forma separada, ensinando o que é cada um deles, é um passo importante para que o bebê conheça bem os alimentos e dê menos trabalho para comer mais tarde. 
  4. É muito importante para esse momento é a refeição social desde o início. Comer sozinho é chato! coloque o bebê para fazer as refeições com as outras pessoas da casa, o exemplo das outras pessoas se alimentando ajuda muito neste aprendizado.
  5. Não seja suficiente para você mamar logo depois, dê-lhe a máquina que você vai comer, com o tempo para entender que a comida é uma substituição para a mamada horário. 
  6. Não se esqueça de que a maior parte das vezes não são as crianças que vêm muito devagar e sim os adultos que estão acostumados a comer rápido demais. 

Crianças de 2 a 3 anos

Crianças a partir de 2-3 anos recusam aquilo que não conhecem. Se ela não se lembra do alimento vai dizer que não gosta, mesmo sem nunca ter colocado na boca e, se puder escolher, vai querer sempre os mesmos alimentos, ou que leva a sua falta de muitos nutrientes em alimentação. 

Sendo assim, como faço para meu filho comer melhor?

  1. Lembre-se sempre: alimentar-se tem que ser um prazer e não uma obrigação, o horário da refeição em uma tortura para a criança, pode não fazer aparecer transtornos alimentares na vida adulta e não vai resolver o problema da vida adulta
  2. Refeições de criança devem variar para que uma refeição não atrapalhe a outra, este intervalo deve variar entre 2 e 4 horas, acordo com a fome da casa e as rotinas da casa. alguém que toma café da manhã às 11 horas, não vai ter fome para almoçar meio-dia. Beliscar entre, as refeições também dificultam a promoção, não, a oferta, os pães ou mesmo as frutas e a oferta de serviços entre eles. 
  3. provar 10 a 12 vezes um alimento para poder decidir se gosta ou não dele, sendo assim, faça um acordo com a criança: durante uma semana você irá apresentar um alimento para ela em todas as refeições e ela deve provar pelo menos um pedaço , no final desta semana ela decidirá se gosta ou não deste alimento.

E por fim é sempre importante lembrar que a criança precisa de rotina e regras, e isso também vale para a alimentação. Hábitos desde que devem ser fornecidos a alimentos. Assim, se a alimentação do seu filho é um desafio no momento, não desista! se estas discos ainda não são suficientes, converse com seu pediatra ou nutricionista sobre o assunto.

Fonte: Brasil 61

ACESSOS DA PÁGINA

contador de visitas online

V-LINK FIBRA

SUNDOWN PARK

ENTRE E CONHEÇA

Apresentação vCardPRO Digital

JB NO YOUTUBE

Siga o JB no Facebook

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 952 outros assinantes

MAIS LIDAS DO MÊS