Siga-nos nas Redes Sociais


JOSENILDO BATISTA

Uma história do Brasil através da caricatura

Publicado

dia:

A charge da questão representa o “voto de cabresto”, como ficou conhecida a prática dos políticos na “Primeira República” em que os mesmos e seus aliados (coronéis que possuíam poder local) obrigavam os eleitores a votarem em seus candidatos para se manterem no poder. Isso ocorria porque, no período oligárquico, o voto não era secreto, sendo assim a população votava em quem seus chefes desejavam.

E hoje não é diferente. Que o digam as várias situações humilhantes nas quais as classes de funcionários contratados nas prefeituras são obrigados a passar e aceitar de bom grado, impostas pelos seus chefes.

Há inclusive determinadas situações humilhantes em que alguns são obrigados a sentar nas primeiras filas em eventos da prefeitura com o objetivo de serem os primeiros a aplaudirem seus honoríficos patrões. E ai dos que descumprirem ou se omitirem a fazer isso!

Em temporada de comícios políticos terão que se fazerem presentes. Nas caminhadas dos candidatos, terão que empunhar as bandeiras e colar no peito a foto do seu patrão.

E conforme ilustra muito bem a caricatura acima, no dia da eleição, são levados a votar, não naquele que escolheu para representá-lo, mas na permanência do seu emprego, e ainda sem garantias de que continuará trabalhando, pois sabe bem que a sua vaga já deve estar bem disputada pelas promessas de emprego do seu empregador.

Então nobre leitor, diante desta realidade vivida pelo povo que precisa de um emprego, e mais que isso, mantê-lo a duras penas, a que conclusão você chegou? O povo vive ou não o voto de cabresto ainda hoje?

ACESSOS DA PÁGINA

contador de visitas

V-LINK FIBRA

SUNDOWN PARK

ENTRE E CONHEÇA

Apresentação vCardPRO Digital

JB NO YOUTUBE

Siga o JB no Facebook

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 951 outros assinantes

MAIS LIDAS DO MÊS