ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Como Kubrick influenciou Wes Anderson?

Quando Stanley Kubrick estava fazendo filmes, ele estava em sua própria liga. Nenhum dos trabalhos feitos por seus contemporâneos se assemelhava ao seu estilo único de fazer cinema e muito poucos chegaram perto de capturar a essência do meio cinematográfico como ele fez. O mesmo pode ser dito de Wes Anderson, cujas sensibilidades artísticas distintas são diferentes de qualquer outra no cenário atual do cinema.
Essa natureza única não é apenas uma coincidência, mas um resultado direto do respeito de Anderson por Kubrick. “Kubrick é um dos meus favoritos”, afirmou Anderson. “Geralmente, quando estou fazendo o filme, não sei de onde estou roubando tudo. Quando vira filme, acho que é coisa minha, e esqueço de onde tirei tudo – mas acho que sempre sou muito influenciado por Kubrick”.
Isso pode ser observado nas narrativas visuais dos filmes de Anderson que são altamente simétricas e apresentadas como imagens totalmente artificiais fabricadas para fins estéticos. Embora Anderson seja mais direto ao atacar o artifício do meio, sua tendência a seguir esse caminho é definitivamente inspirada pelas explorações de Kubrick sobre o poder visual do cinema e as expectativas voyeurísticas do público.
Em uma entrevista com Charlie Rose em 1999, o colaborador frequente de Anderson, Bill Murray, confirmou que Anderson estava obcecado por Kubrick. O ator revelou que Anderson tinha a impressionante capacidade de reaproveitar cenas icônicas de filmes antigos e percebeu isso enquanto o cineasta estava descrevendo uma cena em particular em Rushmore (1998), que fez Murray pensar que a tinha visto em Barry Lyndon (1975).
Segundo Murray, Anderson possui “uma enorme cultura cinematográfica” e sabe exatamente o que quer do cinema. O ator explicou essa afirmação comentando que poderia entender melhor Anderson ao vê-lo trabalhar no set: “A maneira como você filma também mostra como você quer impactar as coisas no público”.
Murray acrescentou que “sempre fica pervertido quando as pessoas dizem: ‘Ah, os bons copiam, os ótimos roubam’”. ele era bem versado na linguagem do cinema e no vocabulário dos grandes filmes.
Seja sutil ou explícito, Kubrick definitivamente influenciou Anderson, e você provavelmente não poderá assistir aos filmes de nenhum dos dois da mesma maneira novamente.
Vanderlei Tenório
-
COLUNISTAS4 semanas atrás
Vamos listar aqui o que nós já tivemos e hoje não temos mais em nossa Cidade:
-
DIVERSOS3 semanas atrás
Secretaria de Saúde divulga programação da Semana da Saúde e Nutrição
-
DIVERSOS4 semanas atrás
Pesquisa aponta aumento da desaprovação de Lula, inclusive no Nordeste
-
ALEXANDRE TENÓRIO3 semanas atrás
Coluna Ensaio Geral: “Chuvas de Março em Bom Conselho”
-
ECONOMIA1 semana atrás
Governo vai propor isenção de energia para até 60 milhões de pessoas
-
SAÚDE4 semanas atrás
Catapora: sintomas, complicações e prevenção
-
CIDADE2 semanas atrás
UPA de Bom Conselho está em processo de cancelamento desde 2024
-
ESPORTES4 semanas atrás
Argentina 4×1 Brasil: Goleada de vergonha!