Siga-nos nas Redes Sociais


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Como Kubrick influenciou Wes Anderson?

Publicado

dia:

Quando Stanley Kubrick estava fazendo filmes, ele estava em sua própria liga. Nenhum dos trabalhos feitos por seus contemporâneos se assemelhava ao seu estilo único de fazer cinema e muito poucos chegaram perto de capturar a essência do meio cinematográfico como ele fez. O mesmo pode ser dito de Wes Anderson, cujas sensibilidades artísticas distintas são diferentes de qualquer outra no cenário atual do cinema.

Essa natureza única não é apenas uma coincidência, mas um resultado direto do respeito de Anderson por Kubrick. “Kubrick é um dos meus favoritos”, afirmou Anderson. “Geralmente, quando estou fazendo o filme, não sei de onde estou roubando tudo. Quando vira filme, acho que é coisa minha, e esqueço de onde tirei tudo – mas acho que sempre sou muito influenciado por Kubrick”.

Isso pode ser observado nas narrativas visuais dos filmes de Anderson que são altamente simétricas e apresentadas como imagens totalmente artificiais fabricadas para fins estéticos. Embora Anderson seja mais direto ao atacar o artifício do meio, sua tendência a seguir esse caminho é definitivamente inspirada pelas explorações de Kubrick sobre o poder visual do cinema e as expectativas voyeurísticas do público.

Em uma entrevista com Charlie Rose em 1999, o colaborador frequente de Anderson, Bill Murray, confirmou que Anderson estava obcecado por Kubrick. O ator revelou que Anderson tinha a impressionante capacidade de reaproveitar cenas icônicas de filmes antigos e percebeu isso enquanto o cineasta estava descrevendo uma cena em particular em Rushmore (1998), que fez Murray pensar que a tinha visto em Barry Lyndon (1975).

Segundo Murray, Anderson possui “uma enorme cultura cinematográfica” e sabe exatamente o que quer do cinema. O ator explicou essa afirmação comentando que poderia entender melhor Anderson ao vê-lo trabalhar no set: “A maneira como você filma também mostra como você quer impactar as coisas no público”.

Murray acrescentou que “sempre fica pervertido quando as pessoas dizem: ‘Ah, os bons copiam, os ótimos roubam’”. ele era bem versado na linguagem do cinema e no vocabulário dos grandes filmes.

Seja sutil ou explícito, Kubrick definitivamente influenciou Anderson, e você provavelmente não poderá assistir aos filmes de nenhum dos dois da mesma maneira novamente.


Vanderlei Tenório

ACESSOS DA PÁGINA

contador

V-LINK FIBRA

SUNDOWN PARK

ENTRE E CONHEÇA

Apresentação vCardPRO Digital

JB NO YOUTUBE

Siga o JB no Facebook

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 951 outros assinantes

MAIS LIDAS DO MÊS