CULTURA
Quem foi Nilo de Sousa Coelho?
Biografia
Filho do coronel Clementino se Souza Coelho e Josefa Coelho. Estudou o secundário no Colégio da Bahia e Ingressou no superior na Faculdade de Medicina de Salvador. Em 1947, foi eleito deputado estadual pelo Partido Social Democrático, para o mandato de 1947 a 1950. Foi eleito deputado federal em 1951.
Foi secretário da Fazenda do Estado de Pernambuco de 1952 a 1954 e nomeado governador biônico de Pernambuco pelo presidente Castelo Branco, para o quatriênio 1967/1971. Em 1971, Nilo Coelho concedeu a Frei Damião a Medalha Pernambucana do Mérito.
A 10 de Junho de 1974 foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique de Portugal.
Em 1978, foi eleito senador pela ARENA-I com a ajuda dos votos do candidato Cid Sampaio, da ARENA-II.
Foi Presidente do Senado no ano de 1983, representante do Estado de Pernambuco, tendo exercido o mandato de senador no período de 1979 a 1987. Faleceu no exercício da presidência do Senado em 9 de novembro de 1983, assumindo em seu lugar o senador Moacir Dalla em 11 de novembro de 1983. O cálculo dos votos era feito através da soma das sub-legendas e deu a vitória a Nilo, mesmo este tendo menos votos que o candidato da oposição, Jarbas Vasconcelos (MDB). Quando presidiu o PDS disse sua mais famosa frase – “Não sou presidente do Congresso do PDS; sou presidente do Congresso do Brasil”.
Dá nome à medalha concedida pela Prefeitura do Município de Petrolina a personalidades políticas e culturais da região.
Mandatos
- Deputado estadual: 1947 – 1950
- Deputado federal: 1951 – 1955
- Deputado federal: 1955 – 1959
- Deputado federal: 1959
- Deputado federal: 1963 – 1967
- Governador: 1967 – 1971
- Senador: 1979 – 1983
*Wikipédia
-
PREFEITURA DE GARANHUNS2 semanas atrásFESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS INICIA PROCESSO DE CREDENCIAMENTO PARA IMPRENSA
-
SAÚDE3 semanas atrásMinistério da Saúde descontinua temporariamente vacinação contra dengue
-
BRASIL2 semanas atrásBancos terão expediente especial em dia de jogos do Brasil na Copa; confira horário
-
EDUCAÇÃO1 semana atrásLula sanciona piso salarial de R$ 5.130 para professores da educação básica
-
ÚLTIMAS NOTÍCIAS3 semanas atrásClassificação do PCC e CV como terroristas entra em vigor nesta sexta
-
SAÚDE4 semanas atrásCuidado, câncer: O daroxonrasib chegou
-
ÚLTIMAS NOTÍCIAS2 semanas atrásSenado Aprova: Novo piso salarial para médicos e dentistas
-
SAÚDE3 semanas atrásPerícias do INSS obrigam moradores de cidade do Ceará a viajar até 437 km

