Siga-nos nas Redes Sociais


MEIO AMBIENTE

Nível da água sobe e começa a encobrir manguezal às margens da Lagoa Mundaú, em Maceió

Publicado

dia:

Um trecho de 4 quilômetros de mangue, situado às margens da Lagoa Mundaú, em Maceió, está afundando. A região fica em uma das áreas afetadas pelo processo de afundamento do solo provocado pela extração de sal-gema e que atinge 5 bairros da capital.

Segundo o Instituto do Meio Ambiente (IMA), a área corresponde a 14 hectares de mangue. “Nós já perdemos 1,73% do manguezal aqui da costa lagunar em função deste afundamento de solo”, conta o coordenador de Gerenciamento Costeiro do IMA, Ricardo César.

Esse processo coloca em risco a vida de espécies de peixes, crustáceos e moluscos da lagoa, que são fonte de renda e alimento para milhares de famílias. Centenas de moradores já se mudaram da região, por causa do avanço das águas.

“Hoje está uma situação terrível. Há 30 anos, aproximadamente, a gente andava de pé enxuto. Hoje, você chega lá, são três, quatro metros de profundidade”, conta Jadilson Alves dos Santos, uma das pessoas que tiveram que deixar suas moradias por causa do afundamento.

Na lagoa, foram instaladas boias para delimitar as áreas seguras de passagem. Até o outro lado onde está a floresta de mangue, não se pode navegar, por causa do afundamento da margem da lagoa.

Afundamento do solo foi provocado pela extração de sal-gema

O problema surgiu em Maceió em 2018, quando um tremor de terra de 2.5 pontos foi registrado em diversos bairros. Estudos do Serviço Geológico do Brasil mostraram que a extração da sal-gema na região foi feita em cima de uma área de falha geológica adormecida.

As cavernas subterrâneas que surgiram por causa da mineração se desestabilizaram, provocando o afundamento do solo, que já afeta mais de 55 mil pessoas.

G1 Alagoas

MAIS UMA CONQUISTA

ACESSOS DA PÁGINA

NOSSA AGENDA TELEFÔNICA

SUNDOWN PARK

KM,03 - SALOÁ/PE

PROVEDOR DE INTERNET

RUA 13 DE MAIO Nº 05 - POR TRÁS DO SANTANDER

NOVOS PLANOS V-LINK FIBRA

BOM CONSELHO TEM

NO CENTRO DA CIDADE. ORGANIZAÇÃO: ULISSES MENDONÇA

JB NO TWITTER

MAIS LIDAS DO MÊS