Siga-nos nas Redes Sociais


ECONOMIA

Os brasileiros estão batendo recordes em pedidos de demissão

Publicado

dia:

Parece que pedir as contas está na moda. Entre maio/2025 e abril/2026, 9,1 milhões de brasileiros com carteira assinada pediram demissão por conta própria. Esse é o maior volume já registrado na série histórica, iniciada em 2004.

Por que isso está acontecendo? A tendência das saídas surge justamente no mesmo período em que o Brasil registra sua menor taxa de desemprego, de apenas 5,8%.

Pense que, quando o mercado de trabalho está aquecido, o trabalhador deixa de aceitar um emprego que considera “ruim”. Com mais vagas disponíveis, se ele não gosta do salário, de algum benefício ou da distância de casa, fica mais fácil apenas procurar um novo.

Os próprios números mostram isso… No mesmo período, a taxa de rotatividade da mão de obra — a quantidade de trabalhadores que trocaram de emprego — chegou a 52,6%, também um recorde.

Ou seja, mais da metade dos empregados formais não está mais no mesmo lugar de um ano atrás.

🌏 Lá fora, a tendência é a mesma. O engajamento dos trabalhadores no mundo caiu para apenas 20%. Isso significa que os outros 80% estão fazendo o mínimo ou procurando ativamente uma saída imediata de seus empregos.

Esse desinteresse generalizado e a constante troca de cadeiras custa caro. A falta de engajamento e a perda de braços produtivos causam à economia global cerca de US$ 10 trilhões em produtividade perdida, o que equivale a 9% do PIB mundial.


 

Continue lendo

ATITUDE FM 106.1

JB ASSISTÊNCIA TÉCNICA

Página no Facebook

MAIS LIDAS DO MÊS