ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Código de Defesa do Consumidor completa 29 anos.
Há 29 anos, entrava em vigor o Código de Defesa do Consumidor: um conjunto de regras que protegem os direitos dos consumidores brasileiros. De lá para cá, muita coisa mudou e, na avaliação do procurador de Justiça do Distrito Federal e professor de Direito do Consumidor, Leonardo Bessa, as mudanças foram positivas, porque a lei favoreceu mudanças na relação entre as partes.
O procurador avalia que, com o passar dos anos e a abrangência da lei, os consumidores passaram a correr atrás de seus direitos. No entanto, Leonardo Bessa destaca que é preciso que os consumidores utilizem os canais de reclamações e que os órgãos responsáveis atuem na resolução desses conflitos. Caso contrário, as companhias vão continuar lesando os direitos do consumidor sem serem punidas.
Também no âmbito nacional, uma importante ferramenta de defesa do consumidor, que auxilia na negociação de conflitos dessa relação, é a plataforma consumidor.gov.br. Nos estados e no Distrito Federal, o órgão responsável por essa tarefa é o Procon. A unidade do Distrito Federal, por exemplo, continua registrando a liderança das empresas de telefonia, em número de reclamações. No entanto, os registros caíram do ano passado até agora. O chefe de gabinete do Procon DF, Vinicius Fonseca, explica o porquê.
Outros setores que também continuam dando dor de cabeça para a população, são: financeiras, bancos e cartões de crédito. Segundo a Secretaria Nacional do Consumidor, a plataforma pública consumidor.gov.br consegue conciliar 80% das reclamações registradas no site ou no aplicativo. Em 2010, uma lei federal passou a obrigar todos os estabelecimentos comerciais ou de prestação de serviços a terem, pelo menos, um exemplar do Código de Defesa do Consumidor no local.
Continue lendo
-
BRASIL4 semanas atrás
Terceira onda de calor do país em 2025 atinge Minas nesta semana
-
ALEXANDRE TENÓRIO1 semana atrás
Colunista Alexandre Tenório analisa Carnaval 2025 de Bom Conselho
-
DIVERSOS1 semana atrás
08 de Março: Dia Internacional Da Mulher
-
ECONOMIA4 semanas atrás
Calendário PIS/PASEP 2025: primeiro pagamento nesta segunda (17); confira datas
-
SAÚDE3 semanas atrás
Covid-19: municípios do interior registraram 68 mil casos em 2025
-
CONCURSOS4 semanas atrás
Raquel Lyra anuncia concurso público para a UPE
-
DIVERSOS1 semana atrás
Alvo de polêmica, serviço de mototáxi tem apoio de senadores
-
ECONOMIA2 semanas atrás
Pix: BC muda regras de segurança sobre CPF e CNPJ para tentar evitar fraudes
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar