Siga-nos nas Redes Sociais


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Quais São As Causas do Bruxismo? Sintomas, Cuidados e Tratamento

Publicado

dia:

bruxismo-1-1-5335919

Doença que atinge mais de 30 milhões de pessoas no mundo segundo dados da OMS, o bruxismo (ou briquismo) é o ato de apertar ou ranger os dentes – seja voluntariamente ou involuntariamente -, principalmente na hora de dormir.
Essa doença quando não tratada pode destruir os dentes e causar problemas mais graves, por isso leia aqui informações completas sobre essa condição.
É classificado como uma desordem funcional onde acontece o ranger ou pressão nos dentes, costuma acontecer na maioria das vezes durante o período noturno, porém há casos em que é diurna também.
QUAIS AS CAUSAS?
Não há nenhuma causa definida, porém ele está facilmente relacionado com:
Estresse e/ou ansiedade em excesso;
Alinhamento fora do padrão dos dentes – inferiores ou superiores;
Problemas de sono como apneia ou ronco;
Quando há dores de ouvido ou de dente;
Tensão;
Refluxo estomacal;
Efeito colateral de alguns medicamentos como Fluoxetina, Venlafaxina ou Paroxetina;
Complicações de outras doenças, como mal de Parkinson ou doença de Huntington.
O uso de cigarro, álcool, cafeína e outras drogas também pode aumentar as chances do bruxismo, por isso fique atento se você possui estes hábitos.
SINTOMAS COMUNS
Geralmente o bruxismo não é diagnosticado pela pessoa que sofre com a condição, mas sim por quem convive com ela e escuta o barulho dos dentes sendo pressionados constantemente.
Os principais sintomas costumam ser:
Dentes rangendo em tom super alto;
Dentes desgastados, fraturados, lascados e em alguns casos, soltos;
Esmalte dental danificado, mostrando as camadas mais profundas dos dentes;
Sensibilidade dos dentes;
Dores na mandíbula ou face – há casos que é confundida com dores de ouvido;
Dores de cabeça;
Problemas de recuo lingual;
Cansaço ao acordar.
É possível também diagnosticar nos casos mais avançados: problemas alimentares, depressão, excesso de calor ou frio nos dentes, além da insônia.
O diagnóstica da doença não costuma ser muito complicado, basta a observação clínica para a conclusão de um resultado, porém há casos em que uma polissonografia – exame que avalia o sono – é necessária.
bruxismo-2-1-7430345

TRATAMENTOS INDICADOS
O tratamento do bruxismo visa em diminuir as dores causados e o desgaste dentário, usando placas interoclusais feitas de silicone e sob medida, que protegem do choque entre os dentes durante o período da noite, principalmente.
Também é indicado o uso de relaxantes musculares para a redução do estresse e ansiedade, além de que em casos mais avançados é indicado o acompanhamento psiquiátrico.
Há casos em que é indicada a correção da mordida, seja por meio de cirurgia ou uso de aparelho ortodôntico. Se você sofre com essa doença, o uso de compressa quente na região ou terapia facial também são indicados para diminuir a tensão no local.
whatsapp2bimage2b2018-08-282bat2b14-07-27-1300104Caso a doença seja causada por tensão psicológica, geralmente a prática de exercícios físicas é indicada, dessa maneira é comum que o problema diminua progressivamente.
O controle do bruxismo diário é muito mais fácil do que o noturno, basta ter foco e prestar atenção ao hábito de forçar a região, usando os métodos citados acima.
Se você desconfia que possui a doença, vá a um dentista o quanto antes, somente ele poderá avaliar a área afetada e averiguar quais são as causas, estragos e tratamento.


Clique e Comente

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe uma resposta

ACESSOS DA PÁGINA

contador de acessos

V-LINK FIBRA

SUNDOWN PARK

ENTRE E CONHEÇA

Apresentação vCardPRO Digital

JB NO YOUTUBE

Siga o JB no Facebook

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 951 outros assinantes

MAIS LIDAS DO MÊS