Siga-nos nas Redes Sociais


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Quais São As Causas do Bruxismo? Sintomas, Cuidados e Tratamento

Publicado

dia:

bruxismo-1-1-5335919

Doença que atinge mais de 30 milhões de pessoas no mundo segundo dados da OMS, o bruxismo (ou briquismo) é o ato de apertar ou ranger os dentes – seja voluntariamente ou involuntariamente -, principalmente na hora de dormir.
Essa doença quando não tratada pode destruir os dentes e causar problemas mais graves, por isso leia aqui informações completas sobre essa condição.
É classificado como uma desordem funcional onde acontece o ranger ou pressão nos dentes, costuma acontecer na maioria das vezes durante o período noturno, porém há casos em que é diurna também.
QUAIS AS CAUSAS?
Não há nenhuma causa definida, porém ele está facilmente relacionado com:
Estresse e/ou ansiedade em excesso;
Alinhamento fora do padrão dos dentes – inferiores ou superiores;
Problemas de sono como apneia ou ronco;
Quando há dores de ouvido ou de dente;
Tensão;
Refluxo estomacal;
Efeito colateral de alguns medicamentos como Fluoxetina, Venlafaxina ou Paroxetina;
Complicações de outras doenças, como mal de Parkinson ou doença de Huntington.
O uso de cigarro, álcool, cafeína e outras drogas também pode aumentar as chances do bruxismo, por isso fique atento se você possui estes hábitos.
SINTOMAS COMUNS
Geralmente o bruxismo não é diagnosticado pela pessoa que sofre com a condição, mas sim por quem convive com ela e escuta o barulho dos dentes sendo pressionados constantemente.
Os principais sintomas costumam ser:
Dentes rangendo em tom super alto;
Dentes desgastados, fraturados, lascados e em alguns casos, soltos;
Esmalte dental danificado, mostrando as camadas mais profundas dos dentes;
Sensibilidade dos dentes;
Dores na mandíbula ou face – há casos que é confundida com dores de ouvido;
Dores de cabeça;
Problemas de recuo lingual;
Cansaço ao acordar.
É possível também diagnosticar nos casos mais avançados: problemas alimentares, depressão, excesso de calor ou frio nos dentes, além da insônia.
O diagnóstica da doença não costuma ser muito complicado, basta a observação clínica para a conclusão de um resultado, porém há casos em que uma polissonografia – exame que avalia o sono – é necessária.
bruxismo-2-1-7430345

TRATAMENTOS INDICADOS
O tratamento do bruxismo visa em diminuir as dores causados e o desgaste dentário, usando placas interoclusais feitas de silicone e sob medida, que protegem do choque entre os dentes durante o período da noite, principalmente.
Também é indicado o uso de relaxantes musculares para a redução do estresse e ansiedade, além de que em casos mais avançados é indicado o acompanhamento psiquiátrico.
Há casos em que é indicada a correção da mordida, seja por meio de cirurgia ou uso de aparelho ortodôntico. Se você sofre com essa doença, o uso de compressa quente na região ou terapia facial também são indicados para diminuir a tensão no local.
whatsapp2bimage2b2018-08-282bat2b14-07-27-1300104Caso a doença seja causada por tensão psicológica, geralmente a prática de exercícios físicas é indicada, dessa maneira é comum que o problema diminua progressivamente.
O controle do bruxismo diário é muito mais fácil do que o noturno, basta ter foco e prestar atenção ao hábito de forçar a região, usando os métodos citados acima.
Se você desconfia que possui a doença, vá a um dentista o quanto antes, somente ele poderá avaliar a área afetada e averiguar quais são as causas, estragos e tratamento.


Continue lendo
Clique e Comente

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe uma resposta

ACESSOS NO SITE

contador de visitas online para blog

JB NO YOUTUBE

ANUNCIANTES

JB ASSISTÊNCIA TÉCNICA

RUA PARAISO 52 – NA COHAB

SUNDOWN PARK

V-LINK FIBRA

MAIS LIDAS DO MÊS