Siga-nos nas Redes Sociais


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

BOM CONSELHO É O 3º NO RANKING DO TCE COM UM DOS MAIORES ÍNDICES DE CONVERGÊNCIA E CONSISTÊNCIA CONTÁBIL DO ESTADO

Publicado

dia:

iccpe-1589860

O Tribunal de Contas divulgou nesta segunda-feira (23), o Índice de Convergência e Consistência Contábil (ICCpe) dos 184 municípios pernambucanos, referente ao exercício de 2017.  O levantamento foi realizado com base nas informações e demonstrativos contábeis presentes nas prestações de contas de 2016, apresentadas pelas prefeituras ao TCE.

O ICCpe foi lançado em 2016 pelo Tribunal de Contas com o intuito de verificar o cumprimento, por parte das administrações municipais, das regras e normas previstas pela nova contabilidade pública brasileira e exigidas pela Secretaria do Tesouro Nacional e pela Lei de Responsabilidade Fiscal. A ferramenta permite ao Tribunal atestar o nível de consistência das informações registradas nos demonstrativos contábeis e nas prestações de contas enviados pelas unidades gestoras ao TCE, em busca de uma maior qualidade e confiabilidade dos dados fornecidos, contribuindo assim para mais transparência na gestão pública.
canhotinho-7498867


O município de Canhotinho, no Agreste Meridional, continua liderando o ranking do TCE com um dos maiores índices de convergência contábil do estado (95,36%), atingindo o nível ACEITÁVEL.


A cidade de Bom Conselho, também no Agreste, se destacou ficando na terceira colocação. Garanhuns, que ano passado havia ficado com o ICCpe insuficiente, na 118ª posição, melhorou este ano, mas ainda está distante do top 10. A Suíça Pernambucana obteve o índice de 80,67%, o que a enquadra em um nível moderado.

panor25c325a2mica2bdo2bcol25c325a9gio-7731004

Em relação aos patamares alcançados no estudo do ano passado, verificou-se que 106 dos 184 municípios avaliados (57,6%) apresentaram notas mais elevadas, demonstrando evolução na qualidade da informação prestada ao Tribunal de Contas, enquanto 78 prefeituras (42,4%) tiveram uma diminuição nas notas.


Esse estudo representa um importante instrumento de auditoria contábil utilizado pelo Tribunal de Contas, pois para uma análise mais consistente, imparcial e comparável das contas públicas e do desempenho governamental se faz necessário o alinhamento dos padrões e normas contábeis para sua elaboração“, afirmou o presidente do TCE, Carlos Porto.

O levantamento completo está disponível para consulta no site do TCE clicando aqui.
Continue lendo
Clique e Comente

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe uma resposta

ACESSOS NO SITE

contador de visitas online para blog

JB NO YOUTUBE

ANUNCIANTES

JB ASSISTÊNCIA TÉCNICA

RUA PARAISO 52 – NA COHAB

SUNDOWN PARK

V-LINK FIBRA

MAIS LIDAS DO MÊS