MUNDO
Apagão afeta toda Espanha, partes de Portugal, França, Bélgica e Alemanha
Toda a Espanha enfrenta nesta segunda-feira (28) uma queda de energia, um apagão que também afeta grande parte de Portugal e o sul da França. Mais de 40 milhões de pessoas foram afetadas pelo corte de energia no momento.
Após horas de apagão, partes da Espanha já retomaram a energia. A Red Electrica, operadora de energia no país, não determinou a causa do apagão e disse que investiga até a possibilidade de um ataque cibernético. Países como Bélgica, Alemanha e Itália também registraram queda de energia.
“Mais de 1/5 da procura peninsular já foi recuperada com 5.508 MW provenientes da produção autónoma e da interligação com a França”, disse a Red Eléctrica.

O apagão afeta também serviços de comunicação, redes de wi-fi foram interrompidas e até o metrô está com problemas. Cidades como Sevilha, Barcelona e Pamplona ficaram no escuro e apenas parte do serviço foi reestabelecido até então, mesmo com operação de emergência.
O motivo da queda de energia pode também ter sido uma falha de conexão em toda a Península Ibérica, mas isso está sob investigação. O apagão ocorreu por volta de 12h30 no horário local, algo em torno de sete da manhã no Brasil.
Redação Band
-
PREFEITURA DE GARANHUNS2 semanas atrásFESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS INICIA PROCESSO DE CREDENCIAMENTO PARA IMPRENSA
-
SAÚDE3 semanas atrásMinistério da Saúde descontinua temporariamente vacinação contra dengue
-
BRASIL2 semanas atrásBancos terão expediente especial em dia de jogos do Brasil na Copa; confira horário
-
EDUCAÇÃO1 semana atrásLula sanciona piso salarial de R$ 5.130 para professores da educação básica
-
ÚLTIMAS NOTÍCIAS3 semanas atrásClassificação do PCC e CV como terroristas entra em vigor nesta sexta
-
SAÚDE4 semanas atrásCuidado, câncer: O daroxonrasib chegou
-
ÚLTIMAS NOTÍCIAS2 semanas atrásSenado Aprova: Novo piso salarial para médicos e dentistas
-
MEIO AMBIENTE2 semanas atrásSemana do Meio Ambiente 2026: Garanhuns realiza plantio simultâneo de 2.500 árvores nativas

