Siga-nos nas Redes Sociais


ECONOMIA

Real só perde para 4 países africanos e Argentina em 2024

Moeda americana está mais valorizada no mundo por causa dos juros nos Estados Unidos, o que desbanca outras economias, sobretudo em países pobres e emergentes

Publicado

dia:

Muitas das indústrias brasileiras precisam de insumos importados. Quando o dólar sobe, o gasto para ter esses itens aumenta. Com isso, as empresas podem repassar esse custo para o comércio e os consumidores, o que resulta em inflação. Outro exemplo são os fertilizantes usados na produção agropecuária.

Quem vai viajar para o exterior também sofre ao acompanhar as flutuações do dólar. E como ficam a gasolina e o diesel? Apesar de a Petrobras ter mudado a política de preços, o dólar alto pode apressar os reajustes. Portanto, a sensação que dá é que o dinheiro que temos compra menos coisas.

A moeda americana está mais valorizada no mundo por causa dos juros nos Estados Unidos, que atraem investidores. No Brasil, a situação se agrava por causa da dívida pública alta.

“O investidor fica cauteloso. Será que o país vai pagar a dívida ou não? Na dúvida, acaba tirando dinheiro do Brasil”, comentou o economista Alex Agostini.

Tendência de melhora

O real foi a sexta moeda que mais perdeu valor neste ano. Só países da África e a Argentino foram piores. Por outro lado, a expectativa é de que a turbulência diminua. Veja o ranking abaixo:

  1. Nigéria: -42%
  2. Egito: -35%
  3. Sudão do Sul: -30%
  4. Gana: -20%
  5. Argentina: -10,5%
  6. Brasil: -10,3%
  7. Japão: -9,7%
  8. México: -8,7%

“Primeiro aspecto é que eu acho que o dólar tende a ceder um pouco. Isso já traz algum alívio. Segundo, que a gente tem que lembrar que os preços já estão subindo em ritmo menor. Subiram muito em 21 e 22, mas, de maneira geral, estão mais bem controlados. Então, é questão de tempo as pessoas voltarem a ter mais capacidade de consumo”, continuou o economista.


Jornal da Band

ACESSOS DA PÁGINA

contador

ENTRE E CONHEÇA

V-LINK FIBRA

SUNDOWN PARK

Apresentação vCardPRO Digital

JB NO YOUTUBE

Siga o JB no Facebook

MAIS LIDAS DO MÊS