Siga-nos nas Redes Sociais


GIRO CIDADE

Você sabe o que representa um Distrito municipal?

Publicado

dia:

No Brasil os Distritos são territórios em que se subdividem os municípios, e costumam se subdividir em bairros. Os distritos dispõem obrigatoriamente de cartórios de ofícios de registro civil e, nos municípios maiores, podem sediar subprefeituras ou administrações regionais. Um município pode ter um ou mais distritos. 

Os distritos não são unidades político-administrativas autônomas, estando submetidos ao poder da prefeitura. Normalmente um município só se subdivide em mais de um distrito quando dentro dele existem povoados expressivos em quantitativo populacional, mas que estão afastados da área urbana principal.

Em geral alguns destes distritos, enquanto não forem integrados pelo crescimento natural da cidade, tendem a querer se transformar em novos municípios. Atualmente a legislação brasileira impõe diversas restrições à criação de novos municípios.

No Brasi existem 10.124 distritos conforme dados do IBGE. Inclui-se neste quantitativo o Distrito Federal, onde localiza-se a capital federal, Brasília. Este distrito é uma exceção, pois apesar do nome, na verdade não é uma subdivisão municipal, mas uma Unidade da Federação (análogo aos Estados, porém não leva este nome).

O Distrito Federal também é uma exceção no sentido de que enquanto unidade da federação, oficialmente não se subdivide em municípios e a Constituição Federal o impede, porém além de Brasília considera-se que existam várias cidades, e estas subdivisões não são sede de município e são chamadas Regiões Administrativas.

Há também o Distrito Estadual de Fernando de Noronha, pertencente ao Estado de Pernambuco.

ACESSOS DA PÁGINA

contador de visitas

V-LINK FIBRA

SUNDOWN PARK

ENTRE E CONHEÇA

Apresentação vCardPRO Digital

JB NO YOUTUBE

Siga o JB no Facebook

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 951 outros assinantes

MAIS LIDAS DO MÊS