Siga-nos nas Redes Sociais


DIVERSOS

Pela primeira vez, AGE é comandada por uma mulher!

Publicado

dia:

Crédito da foto: Cléo Santana/SEDEPE-PE

A Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo (SEDEPE-PE), está sendo liderada, pela primeira vez, por uma mulher.

Marco pioneiro na história da agência de fomento estadual, que completa 12 anos em 2023, a nova diretora-presidente, Angella Mochel de Souza Netto, começou a trabalhar oficialmente há menos de uma semana, na sede da instituição, no Pina. 

Angella Mochel assume a AGE com o papel de levar adiante o fomento ao empreendedorismo e a geração de renda, através de linhas de crédito e financiamento disponibilizados a empresas e empreendedores, sejam eles atuantes no mercado de trabalho formal ou informal. Atualmente, cerca de 80% dos clientes das linhas de crédito da AGE são mulheres. 

A nova diretora-presidente afirma que o convite para dirigir a AGE, recebido da governadora Raquel Lyra, foi enfático e inesperado, mas que topou o desafio como uma grata surpresa. “É um reconhecimento do meu trabalho na gestão pública, em que atuo há 16 anos. Vamos começar olhando para dentro, reestruturando a casa para colocar as contas em equilíbrio, dando atenção à área de gestão de risco e controle e, em seguida, incentivar o Microcrédito aliado à qualificação profissional, para as pessoas que realmente precisam dele”, ressalta Angella, destacando a importância da capacitação contínua e do aperfeiçoamento.

Um dos objetivos é, além de dar o recurso do financiamento ao empreendedor, fornecer orientações sobre como utilizar melhor o dinheiro disponibilizado. “É preciso ter clareza de quem deve pegar o crédito. É necessário que isso seja feito de uma forma mais orientada, assistida. Desta maneira, o pequeno empreendedor pode fazer um trabalho mais bem-sucedido”, enfatizou Mochel.

Além deste foco no Microcrédito Produtivo Orientado (MPO), ela destaca que o fomento da AGE também será direcionado aos novos investimentos para Pernambuco, através das cadeias produtivas da economia do Estado. 

PARCERIA – Outro ponto fundamental para que Angella aceitasse comandar a AGE é a parceria com a secretária de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo (SEDEPE), Amanda Aires. “Ela tem sido uma parceira maravilhosa”, comenta.

Para Amanda Aires, a presença de Angella à frente da AGE é marcante, no Governo do Estado, em que 52% do secretariado é composto por mulheres. “Ter uma mulher que vai pensar o crédito e alinhar isso com os programas de capacitação é bem importante. Angella é uma pessoa extremamente íntegra e comprometida, que tem tudo para fazer uma excelente gestão”, comenta Amanda.

CURRÍCULO – Gestora com mais de 16 anos de experiência no serviço público em Pernambuco, Angella Mochel, que já fez parte do Conselho Fiscal da AGE, tem ampla experiência na área de Trabalho e Qualificação. 

Graduada em Arquitetura e Urbanismo, com especialização em Gestão Empresarial, Educação Ambiental e Sustentabilidade, ela já ocupou posições importantes na atual Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo (SEDEPE), tendo sido secretária executiva da pasta em quatro períodos diferentes. O último deles foi neste começo do governo de Raquel Lyra, até o mês passado. Antes de ser convidada para presidir a AGE, também foi diretora de Negócios e Projetos em Desenvolvimento na Agência de Desenvolvimento do Estado de Pernambuco (ADEPE).

SOBRE A AGE – A Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE) é uma instituição financeira de economia mista integrante da administração indireta do Governo do Estado de Pernambuco, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo (SEDEPE-PE). Tem como missão promover e financiar o empreendedorismo, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do Estado. 

A AGE foi criada em 2011 com o objetivo de conceder apoio financeiro a empreendedores e empresas, aumentando a competitividade e ampliando a geração de emprego e renda no Estado. Tem em seu portfólio diversas linhas de crédito com taxas de juros e condições bastante competitivas em relação ao que é oferecido pelo mercado tradicional, atendendo a um leque variado de setores produtivos. Entre elas o AGE Empresas, que financia até R$ 100 mil para micro e pequenas empresas, seja para investimento ou capital de giro. Mais informações: www.age.pe.gov.br


ACESSOS DA PÁGINA

contador de visitas

V-LINK FIBRA

SUNDOWN PARK

ENTRE E CONHEÇA

Apresentação vCardPRO Digital

JB NO YOUTUBE

Siga o JB no Facebook

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 951 outros assinantes

MAIS LIDAS DO MÊS