Siga-nos nas Redes Sociais


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DIRETORIA DA COMPESA CUMPRE AGENDA NO INTERIOR DE PERNAMBUCO

Publicado

dia:

A presidente da Compesa, Manuela Marinho, acompanhada do corpo diretor da Companhia e de equipe técnica, vistoriou  duas obras estruturadoras que estão em andamento no Sertão e no Agreste. A presidente também passou  por Caruaru, no Agreste, para inaugurar a Coordenação de Planejamento de Controle Operacional do Interior.

A primeira parada foi na cidade de Serra Talhada onde será implantada uma nova Estação de Tratamento de Água – ETA com capacidade para 200 l/s. A obra faz parte do projeto de ampliação da capacidade de tratamento com expansão e adequação do Sistema de Abastecimento de Serra Talhada e vai beneficiar também outras localidades atendidas pela Adutora do Pajeú como Triunfo, Calumbi, Santa Cruz da Baixa Verde e alguns distritos.

A obra de ampliação inclui a implantação e a substituição de pelo menos 37 km de tubulações, possibilitando a retirada da zona urbana de Serra Talhada do sistema de rodízio. Essa ação promoverá a universalização do abastecimento de água na cidade, com áreas de expansão não atendidas (cerca de 300 novas ligações a serem implantadas).

Para isso, dois reservatórios de concreto armado com 600 m³ também serão construídos. A ampliação da capacidade de tratamento do Sistema de Abastecimento de Água de Serra Talhada vai beneficiar 130 mil habitantes. O investimento é de R$ 22 milhões. 

A segunda parada foi em Tupanatinga, onde está sendo realizada a implantação do Sistema Adutor de Poços de Tupanatinga. O sistema consiste na perfuração de 20 poços tubulares do Aquífero Tacaratu (Bacia de Jatobá), localizados em Ibimirim e Tupanatinga, com previsão inicial de produzir um total de 200 l/s. A obra contempla a implantação de 60 km de adutoras e seis estações elevatórias. 

No local, a comitiva acompanhou os testes do segundo trecho da adutora que vai levar água da bateria de poços de Tupanatinga até as cidades de Itaiba e Águas Belas. O trecho testado hoje tem nove quilômetros, vindo do Stand Pipe 1 até a Torre Piezometrica 2.

Esta bateria de poços vai propiciar um incremento de 100 l/s nos sistemas de distribuição de água dos municípios de Tupanatinga, Itaíba e Águas Belas, acabando com o rodízio nessas localidades. Na segunda etapa, a bateria de poços abastecerá os municípios de Buíque e Iati. A meta é ainda no mês de agosto os testes avançarem até Águas Belas.

A parada final foi em Caruru. Manuela Marinho inaugurou as novas instalações do Centro de Controle Operacional do Interior – CCO Caruaru. O prédio foi totalmente readequado e ampliado.

Dentre as atividades desenvolvidas pelo CCO Caruaru estão:

  • Supervisionar e operar os Sistemas Integrados do interior;
  • Acompanhar e supervisionar a operação de todas as barragens do interior;
  • Realizar o planejamento operacional, em conjunto com as Gerências de Planejamento, Manutenção e Produção;
  • Realizar a abertura dos chamados e monitoramento junto a Neo Energia, na falta ou queda de energia dos sistemas prioritários;
  • Auditar os volumes em tempo real e acompanhar  os pedidos de manutenção corretivos ou preventivos que causem uma parada ou redução de produção dos sistemas.

São operados pela CCO os Sistemas Integrados de Jucazinho, Prata, Adutora Moxotó / Adutora do Agreste (etapa útil), Siriji e primeira e segunda etapas da Adutora Pajeú. A CCO também atua nos SAA São Caetano, Gravatá, Bezerros, Garanhuns, e Bitury / Pedro Moura Junior. Os novos sistemas integrados que vão entrar em operação até dezembro deste ano também serão operados pela CCO Caruaru. 

Foram investidos quase R$ 100 mil de recursos próprios da Compesa para a reforma das instalações.


Por: Assessoria

ACESSOS DA PÁGINA

contador de visitas

V-LINK FIBRA

SUNDOWN PARK

ENTRE E CONHEÇA

Apresentação vCardPRO Digital

JB NO YOUTUBE

Siga o JB no Facebook

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 951 outros assinantes

MAIS LIDAS DO MÊS