Siga-nos nas Redes Sociais


VANDERLEI TENÓRIO

Começa nesta quarta-feira a 3ª edição do Cabíria Festival – Mulheres & Audiovisual.

Publicado

dia:

Começa nesta quarta-feira (6),e segue até dia 17, a 3ª edição do Cabíria Festival – Mulheres & Audiovisual,evento dedicado à produção realizada por mulheres para promover maior representatividade e diversidade nas telas e atrás das câmeras. A homenageada desta edição é a cineasta Lucia Murat, personagem fundamental do cinema brasileiro.

O jornal Estado de Minas lembra que o festival é uma expansão do Cabíria Prêmio de Roteiro, que desde 2015 premia histórias escritas e protagonizadas por mulheres. Para esta edição, foram mais de 250 inscrições nas categorias de longa de ficção, argumento infantojuvenil de longa ficção, piloto de série de ficção e de não ficção. As premiadas serão anunciadas nesta quarta, também na abertura do evento.

Sobre a abertura do Cabíria:

Às 19h, pelo YouTube Cabíria Festival, as mestres de cerimônias Ana do Carmo, roteirista premiada com 1º lugar Longa Ficção do Prêmio Cabíria 2020, e Marília Nogueira, diretora do festival, fazem as honras no evento virtual de abertura comentando os destaques do evento, além de fazerem o aguardado anúncio das vencedoras das premiações: Cabíria Prêmio de Roteiro, Selo Elas Cabíria Telecine, Cardume e Jornada Dona de Si.  

Também a partir das 19h, na plataforma VIDEOCAMP, os filmes da Mostra Homenagem Lucia Murat estarão disponíveis. Basta fazer um cadastro simples e gratuito para assistir aos quatro longas: “Que Bom Te Ver Viva” (1989), “Maré, Nossa História de Amor” (2007), “A Memória Que Me Contam” (2013), “Em Três Atos” (2015).

Confira um pouco da programação:

A partir do dia 7, os demais filmes da mostra estarão disponíveis na plataforma VIDEOCAMP (vide detalhes da programação no site www.cabiria.com.br). Na plataforma MUBI, a Sessão Especial Prêmio Cabíria apresenta o longa “A Mesma Parte De Um Homem” (2021),de Ana Johann, com exibição apenas nos dias 7 e 8 de outubro. A produção estreou na Mostra Aurora da 24° Mostra de Tiradentes e ganhou o Prêmio Helena Ignez de destaque feminino para Ana Johann. No filme, Renata vive isolada no interior com sua filha adolescente e seu marido, compreendendo o medo como um sentimento comum. A chegada de um desconhecido desperta nela o desejo por tudo o que estava adormecido. No elenco principal estão Irandhir Santos, Clarissa Kiste e Laís Cristina.

Diariamente, às 12h, no Youtube e Instagram do Hysteria, a Mostra Imaginários Possíveis exibe um microfilme, a começar por “62 segundos” (2021), de Drica Czech.

Na quinta-feira, 7, também acontece o primeiro painel, no YouTube Cabíria Festival, às 11h com o tema “Representatividade real – Ações de impacto para um mercado mais diverso“, com Debra Zimmerbman e Kendra Hodgson (Women Make Movie/USA), Josephine Bourgois (Projeto Paradiso) e Thais Scabio (APAN/Todes Play) e mediação de Andrea Cals. Haverá tradução consecutiva, acessível em Libras

Ainda na quinta, às 19h, pelo YouTube Telecine é vez do Estudo de Caso: “Medusa – Parcerias criativas“, com Anita Rocha da Silveira e Vania Catani e mediação de Renata Boldrini. Através do estudo de caso do filme Medusa, selecionado para a Quinzena dos Realizadores de Cannes (2021), serão apresentadas as escolhas autorais e processo de desenvolvimento, atrelado ao desenho de produção criativa e estratégias do projeto.

Na sequência, nos dias 8, 9 e 10, sempre às 19h, no YouTube Cabíria Festival, acontecerão os Encontros com as Cineastas, em debates sobre os filmes com mediação de especialistas. No domingo dia 10, às 11h, também no YouTube Cabíria Festival, será realizado mais um estudo de caso “Gênero: Coming of Age – Estudo de caso do filme Casulo”, com a cineasta alemã Leonie Krippendorf, com mediação do diretor e roteirista Gil Baroni.

Mubi:

Na Mubi (mubi.com), serão exibidos três longas: o brasileiro “A mesma parte de um homem”, de Ana Johann, sobre o impacto que a chegada de um homem traz para a vida de uma família que vive isolada; o alemão “Casulo”, de Leonie Krippendorff, sobre o encontro entre duas adolescentes durante o verão e o franco-americano “Documentira”, dirigido por Agnès Varda no início dos anos 1980, que acompanha uma jovem francesa que quer recomeçar a vida com seu filho em Los Angeles.

Para acessar a mostra na plataforma Mubi basta o link mubi.com/cabiria e o código VIP: cabiriafestival.

Masterclass:

“Audiovisual e realidade virtual” (09/10) com Lyara Oliveira, a masterclass terá por foco debater o contraste entre o Audiovisual e a realidade virtual, além de suas convergências e conexões no desenvolvimento de novas linguagens.

 “Produção de Desenvolvimento: que função é essa?” (10/10) com Raquel Leiko, a masterclass debaterá a chegada das plataformas de streaming e o aumento da demanda por obras audiovisuais brasileiras, fato que evidenciou a importância de uma melhor estruturação, por parte das produtoras, de seus núcleos de desenvolvimento de projetos. Ao contrário das etapas de produção e pós, cujas funções e equipes possuem um racional e uma logística já muito bem estruturados, seguimos investigando os melhores modelos para o desenvolvimento. A masterclass propõe uma reflexão sobre estruturação deste tipo de departamento, quais as competências necessárias, quais seriam os limites de atuação em relação a demais núcleos, aos players do mercado e quais as possíveis dinâmicas de interação com equipes criativas.

A masterclass “A construção narrativa e a reflexão da imagem” (16/10) será com Nurith Aviv, a primeira cineasta mulher reconhecida como diretora de fotografia pelo Centre National du Cinéma (CNC/França). Ela vai falar sobre o processo criativo com Agnès Varda no filme “Documentira” (1981).

O festival segue com programação intensa até o dia 17, confira os detalhes em www.cabiria.com.br

* Com informações do Cabíra Festival e do Estado de Minas.

ACESSOS DA PÁGINA

contador de visitas

V-LINK FIBRA

SUNDOWN PARK

ENTRE E CONHEÇA

Apresentação vCardPRO Digital

JB NO YOUTUBE

Siga o JB no Facebook

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 951 outros assinantes

MAIS LIDAS DO MÊS