Siga-nos nas Redes Sociais


EDUCAÇÃO

Paulo Câmara inaugura quatro novas escolas técnicas

Publicado

dia:

A inauguração de quatro novas Escolas Técnicas Estaduais (ETE) foi anunciada pelo Governo de Pernambuco, nesta quarta-feira (4).

Os estudantes do ensino médio, que desejam ingressar num curso técnico, contarão com mais de oito mil vagas para acessar a rede.

As inscrições, que serão pelo site da Secretaria de Educação e Esportes, abrem nesta quinta-feira (5) e vão até o dia 16 de novembro.

“Tudo está sendo feito dentro de uma estratégia, planejamento e de um olhar que busca o futuro, não apenas o curto prazo, mas o médio e longo prazo, na formação dos jovens pernambucanos. Nas oportunidades dos nossos alunos alcançarem seus sonhos. Isso está sendo possível graças esse trabalho e essa vocação que foi colocada ao longo dos anos na busca da educação pública de qualidade”, declarou o governador Paulo Câmara.

As novas unidades ficam entre a região metropolitana e o agreste. Os polos de ensino terão focos em áreas específicas. No município de Olinda, a ETE Chico Science, no bairro de Rio Doce, focará na área de saúde.

Pela primeira vez ofertará o curso técnico de Farmácia, e também contará com o curso de Nutrição e Dietética. Com as inaugurações, a rede estadual de ensino passa a contar com 50 unidades espalhadas em todas as regiões.

“A gente fica muito contente, porque para todos nós que fazemos Educação, a gente atinge uma marca histórica para a educação de Pernambuco. Para uma rede que em pouco mais de 14 anos atrás tinha apenas seis escolas técnicas, hoje com a apresentação dessas novas escolas, que começam a funcionar, chegamos à marca de 50 escolas técnicas estaduais, espalhadas por todas as regiões do estado, ampliando as oportunidades para os nossos estudantes”, disse o secretário de Educação Fred Amancio.

No Recife, as Escolas de Referência em Ensino Médio (EREMs) Ginásio Pernambucano da Cruz Cabugá e Professor Alfredo Freyre serão transformadas em escolas técnicas.

A ETE Ginásio Pernambucano focará na área da tecnologia, ofertando curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas. A nova ETE Professor Alfredo Freyre, em Água Fria, será a primeira Escola Técnica de Arte e Cultura da Rede Estadual, oferecendo aos estudantes os cursos de Teatro e de Artes Visuais.

No agreste, a ETE Nelson Barbalho, localizada no bairro Maurício de Nassau, em Caruaru, vai oferecer os cursos de Produção de Áudio e Vídeo e Rádio, TV e Internet.

“A Secretária de Cultura estará 100% disponível e focada na qualificação de um programa que formação tão importante para os futuros profissionais de cultura em Pernambuco. Essa cadeia de valor precisa, desde o berço, ser fortalecida e qualificada. Essa iniciativa é muito mais do que louvável, para a gente fortalecer a profissionalização desses quadros. O estado de Pernambuco merece, e vem em muito bom momento, esse reforço qualificado para os jovens profissionais que entram no mercado de trabalho”, disse o secretário de Cultura Gilberto Freyre Neto.

Inscrições

 Para se inscrever em uma das 8.445 vagas para 26 cursos técnicos em 37 municípios, os candidatos terão que ter concluído o Ensino Fundamental até janeiro de 2021, e devem entre os dias 5 e 16 de novembro acessar o site www.educacao.pe.gov.br.

Provas

As provas serão aplicadas remotamente entre os dias 17 e 27 de novembro, conforme agendamento feito pelo estudante no ato da inscrição. O resultado será divulgado no dia 4 de dezembro no site da Secretaria. As matrículas serão efetuadas entre os dias 9 e 15 de dezembro.

*Diario de Pernambuco

ACESSOS DA PÁGINA

contador

V-LINK FIBRA

SUNDOWN PARK

ENTRE E CONHEÇA

Apresentação vCardPRO Digital

JB NO YOUTUBE

Siga o JB no Facebook

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 951 outros assinantes

MAIS LIDAS DO MÊS