Siga-nos nas Redes Sociais


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fique atento, em algumas pessoas os sintomas da dengue podem não aparecer

Publicado

dia:

dengue-1024x660-4073794

O mosquito Aedes aegypti é o transmissor da dengue, zika e chikungunya, doenças graves que, sem o devido cuidado, podem trazer grandes transtornos para quem é infectado, com risco de morte.
Você sabia que nem todas as pessoas infectadas pelo mosquito apresentam os sintomas? Em alguns casos, o paciente é assintomático, ou seja, não apresenta ou não constitui um sintoma. É o que explica o médico e professor epidemiologista da Universidade de Brasília, Pedro Luiz Tauil.
“Primeiro, o Aedes precisa estar infectado. Se não estiver infectado, não transmitirá os vírus que causam as doenças. Ele precisa ter o vírus da dengue, o vírus da zika, o vírus da chikungunya. Muitas pessoas são chamadas de oligossintomáticas e têm sintomas muito discretos, nem parecem que estão doentes. A maioria tem a forma clínica tradicional da dengue, por exemplo: febre, dor de cabeça, dores articulares, dores musculares. Você tem pessoas praticamente assintomáticas, até pessoas que morrem por essa doença”, explica.
Combater o mosquito é o método mais seguro para sua saúde e para impedir que histórias envolvendo o Aedes se repitam.
Basta seguir as recomendações do Ministério da Saúde: deixe ralos limpos e com aplicação de tela; limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia; e mantenha os reservatórios de água tampados – sua limpeza deve ser periódica, com água, bucha e sabão. Lembre-se de que a melhor forma de prevenção é eliminar possíveis criadouros.
Você já combateu o mosquito hoje? A mudança começa dentro de casa. Proteja a sua família.
Para mais informações, acesse saude.gov.br/combateaedes.

Continue lendo
Clique e Comente

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe uma resposta

ACESSOS NO SITE

contador de visitas online para blog

JB NO YOUTUBE

ANUNCIANTES

JB ASSISTÊNCIA TÉCNICA

RUA PARAISO 52 – NA COHAB

SUNDOWN PARK

V-LINK FIBRA

MAIS LIDAS DO MÊS