ÚLTIMAS NOTÍCIAS
“Professores brasileiros desperdiçam um terço do tempo em sala de aula
“Os professores brasileiros estão entre os que mais perdem tempo com atividades não relacionadas ao ensino. É o que mostra a Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem (Talis, na sigla em inglês), feita pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), com 250 mil professores e diretores de escolas de 48 países ou regiões. A pesquisa também mostra que os professores brasileiros são alvo de mais intimidações e lidam em proporção maior com o bullying entre os alunos do que a média internacional.”
“Em média, professores no Brasil usam só 67% do tempo em sala de aula para atividades ligadas ao aprendizado. O restante é dedicado a tarefas administrativas, como a lista de presença, ou para manter a ordem na classe. O relatório da OCDE destaca o efeito cumulativo do desperdício de tempo no aprendizado – poucos minutos durante as aulas representam dias perdidos no fim do ano. O Brasil é o terceiro país com o pior aproveitamento de tempo em classe, atrás apenas da África do Sul e da Arábia Saudita. Na média, nos países que integram a OCDE, os professores aproveitam 78% da aula com as atividades de ensino.
Especialistas dizem que o desempenho do país está relacionado à falta de preparo dos professores – o que envolve desde inexperiência em sala de aula até profissionais alocados em disciplinas fora de sua área de formação. E há a falta de compreensão das demandas de alunos, cada vez mais estimulados pela tecnologia.”
Continue lendo
-
ALEXANDRE TENÓRIO3 semanas atrásCOLUNA ENSAIO GERAL: ARNALDO DE TETÉ (PARTE 2)
-
ÚLTIMAS NOTÍCIAS2 semanas atrásA Importância da Seriedade e Profissionalismo no rádio
-
ÚLTIMAS NOTÍCIAS4 semanas atrásA COP30 e o legado das promessas não cumpridas das conferências climáticas
-
ÚLTIMAS NOTÍCIAS1 semana atrásBom Conselho retorna ao Mapa do Turismo Brasileiro após dois anos fora da lista
-
ÚLTIMAS NOTÍCIAS3 semanas atrásPrevisão do tempo: Quarta-feira (19) em Pernambuco será de tempo firme e pouca variação
-
ALEXANDRE TENÓRIO2 semanas atrásCOLUNA ENSAIO GERAL: Arnaldo de Teté (parte 3)
-
ÚLTIMAS NOTÍCIAS4 semanas atrásA imprensa brasileira e sua relação problemática com o poder Judiciário
-
ÚLTIMAS NOTÍCIAS3 semanas atrásPrograma “Fala, Gestor” escuta municípios do agreste meridional





Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar