ÚLTIMAS NOTÍCIAS
A pele eletrônica que se cura sozinha revoluciona a tecnologia
Quando pensamos em água-viva, nos vem à mente queimaduras e uma criatura gosmenta. Para os cientistas da Universidade Nacional de Singapura, no entanto, ela serve de inspiração para criações mirabolantes, como uma pele eletrônica que é capaz de se curar sozinha.
Apelidada de ‘Glasses’, a pele é capaz de recuperar a sua condutividade elétrica dentro de minutos e de se regenerar em dias, no caso de lesão ou corte. Trata-se de uma mistura de plástico elástico com um líquido iônico rico em flúor dentro de uma espécie de gel, o que cria um material transparente, que lembra uma água-viva. Mas, além disso, ele é autocurável –ou seja, se regenera– e que funciona em ambientes secos e úmidos –algo que os hidrogéis nunca conseguiram.
“Ela pode manter a sua forma tanto na água do mar quanto em áreas mais ácidas e alcalinas. É por isso que é tão diferente”, explica Benjamin Tee, líder do projeto.
Para provar a sua condutividade, a equipe fez uma demonstração com o ‘Jogo da Cobrinha’. Usando o material, que é super sensível ao toque, você consegue conduzir a cobrinha sem dificuldades .
Segundo os próprios pesquisadores, esse projeto pode agregar no ramo da tecnologia, criando robôs mais maleáveis e flexíveis, diferente dos feitos de aço como vistos nos dias de hoje.
Além disso, o ‘Glasses’ também tem efeitos positivos no meio ambiente, já que pode ser curado sozinho e não necessita de substituição, “reduzindo a quantidade de eletrônicos que acabam desperdiçados”, como é ressaltado por Tee.
Continue lendo
-
PREFEITURA DE GARANHUNS2 semanas atrásFESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS INICIA PROCESSO DE CREDENCIAMENTO PARA IMPRENSA
-
SAÚDE3 semanas atrásMinistério da Saúde descontinua temporariamente vacinação contra dengue
-
BRASIL2 semanas atrásBancos terão expediente especial em dia de jogos do Brasil na Copa; confira horário
-
EDUCAÇÃO1 semana atrásLula sanciona piso salarial de R$ 5.130 para professores da educação básica
-
ÚLTIMAS NOTÍCIAS3 semanas atrásClassificação do PCC e CV como terroristas entra em vigor nesta sexta
-
SAÚDE4 semanas atrásCuidado, câncer: O daroxonrasib chegou
-
ÚLTIMAS NOTÍCIAS2 semanas atrásSenado Aprova: Novo piso salarial para médicos e dentistas
-
MEIO AMBIENTE2 semanas atrásSemana do Meio Ambiente 2026: Garanhuns realiza plantio simultâneo de 2.500 árvores nativas



Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar