Siga-nos nas Redes Sociais


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

FALANDO UM POUCO SOBRE O DISTRITO DE BARRA DO BREJO

Publicado

dia:

barra2bdo2bbrejo-5569862

*Por Vitor Gomes

Por Volta de 1860 a região era uma fazenda chamada: Desembocadura do Pântano, de posse do Coronel Francisco Timóteo. O nome deriva do encontro das águas do Rio Papacaça, Caboje e Córrego Riacho Fundo, que desbocam no rio Paraíba formando uma espécie de pântano ou brejo. Posteriormente o Coronel decide mudar o nome da localidade para Barra do Brejo, onde os moradores aprovam por aclamação a nova denominação.

Em 1870 o Coronel vai para a cidade de Penedo – AL, onde compra uma imagem de Santa Quitéria, para a pequena capela já existente na comunidade. O Coronel acha a pequena capela não digna para a nova imagem, e em mutirão decide fazer uma nova igreja, com o apoio dos colonos e das lideranças de José Barbosa e Antônio Inácio, que foi terminada em 1873.
Segundo dados do IBGE “Pela lei municipal nº 234, de 24-03-1958, é criado o distrito de Barra do Brejo.” Nos anos 80 e em 2010 o distrito padeceu com enchentes.
No aspecto religioso a comunidade é muito fervorosa, visto que desde sua origem, a fé Católica guia seu contexto social. Atualmente merece destaque a Festa da Padroeira, realizada em fevereiro, atividades quaresmais, Páscoa, mês Mariano, Missas, encontros de pastorais, movimentos e serviços, festa de Santa Luzia ( feita em Dezembro), festas natalinas e outras atividades .
Referencias bibliográficas:

IBGE: “Folguedos proas e Crônicas, de José Cândido S.Filho -Santo André-SP – 2000

Clique e Comente

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe uma resposta

ACESSOS DA PÁGINA

contador de visitas blogger

V-LINK FIBRA

SUNDOWN PARK

ENTRE E CONHEÇA

Apresentação vCardPRO Digital

JB NO YOUTUBE

Siga o JB no Facebook

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 951 outros assinantes

MAIS LIDAS DO MÊS