ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Tragédia da Hemodiálise’ que deixou quase 60 mortos completa 20 anos
Há 20 anos, a vida de 126 famílias de Caruaru e de municípios vizinhos foi marcada por um caso que ficou conhecido como “A Tragédia da Hemodiálise”. Aproximadamente 60 pacientes morreram por causa de uma intoxicação. A causa apontada pela Secretária Estadual de Saúde foi hepatite tóxica.
Tudo aconteceu no Carnaval de 1996. A equipe de plantão da TV Asa Branca recebeu a informação de que pacientes de uma clínica particular atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) passaram mal depois de uma sessão de hemodiálise.
“Eu vi meu marido indo embora, meus amigos indo embora, minha vida desabando”, conta a artesã Cícera Maria dos Santos. O marido dela, o pedreiro José Francisco Borges, tinha 31 anos e foi uma das pessoas atingidas. Ele fazia o tratamento há cinco anos e levava uma vida normal. Após aquela sessão, voltou para casa e começou a se queixar de fortes dores.
“Com dor de cabeça, vomitando e perdendo a visão. Por volta da meia-noite levamos ele de volta ao hospital. E quando chegamos lá nos deparamos com pacientes com os mesmos sintomas”, afirmou a artesã Cícera Maria dos Santos. Depois da intoxicação, o marido de Dona Cícera sofreu mais de um ano internado no Recife. Ele acabou não resistindo e morreu em julho de 1997.
Continue lendo
-
ALEXANDRE TENÓRIO4 semanas atrásColuna Ensaio Geral: Chuvas de Março em Bom Conselho
-
ÚLTIMAS NOTÍCIAS1 semana atrásPor que é vital saber encerrar ciclos?
-
ECONOMIA3 semanas atrásAneel aprova reajustes que atingem mais de 22 milhões de unidades consumidoras
-
ECONOMIA2 semanas atrásO crescimento brasileiro acontece com o freio de mão puxado
-
ÚLTIMAS NOTÍCIAS4 semanas atrásWesley Safadão receberá R$ 1,5 milhão para cantar no São João de Caruaru 2026
-
ÚLTIMAS NOTÍCIAS2 semanas atrásChuvas em Pernambuco deixam 4 mortos, 5 feridos, 422 desabrigados e 1.068 desalojados
-
CAMINHOS DA REPORTAGEM4 semanas atrásA verdade por trás da história de Tiradentes: Ele foi um conspirador, ou um mártir?
-
SAÚDE7 dias atrásOlho tremendo sozinho: saiba quando o sinal é um alerta para a sua saúde





Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar