ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Oposição quer tirar o poder das decisões individuais no STF
O clima de cabo de guerra entre o Legislativo e o Judiciário ganhou mais um capítulo, e a razão tem nome e sobrenome: Alexandre de Moraes.
O ministro suspendeu, no final de semana, a aplicação da Lei da Dosimetria aos condenados pelo 8 de janeiro — o que foi lido pela oposição como uma afronta direta a uma legislação já aprovada pelo Congresso.
A reação foi imediata e coordenada pelo PL. A sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro iniciou nesta segunda-feira uma ofensiva para tirar o poder centralizado nas mãos de Moraes, pressionando Hugo Motta a pautar a PEC 8/2021.
“Mas que PEC é essa?” O texto estabelece que nenhum magistrado poderá, sozinho — por uma decisão monocrática —, suspender leis aprovadas pelo Parlamento ou pelo Planalto. A ideia é que esse tipo de decisão precise passar pelo plenário da Corte.
O líder do PL registrou o texto no sistema da Câmara para iniciar a coleta das 171 assinaturas necessárias, as quais o parlamentar acredita reunir até esta quarta-feira.
Além disso, depois da decisão de Moraes suspendendo o efeito da Lei da Dosimetria, parlamentares de direita voltaram a falar na PEC da Anistia, apontando que essa voltou a ser a única alternativa possível para o tema.
Em paralelo a isso tudo…
Nos bastidores, senadores da oposição já articulam com Davi Alcolumbre para atrasar a tramitação da proposta do fim da jornada 6×1.
O objetivo deles é empurrar a chegada do texto ao Senado apenas para agosto e votar só após as eleições — evitando o desgaste de votar contra um tema popular em ano de urnas abertas.
-
PREFEITURA DE GARANHUNS1 semana atrásFESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS INICIA PROCESSO DE CREDENCIAMENTO PARA IMPRENSA
-
SAÚDE2 semanas atrásMinistério da Saúde descontinua temporariamente vacinação contra dengue
-
BRASIL2 semanas atrásBancos terão expediente especial em dia de jogos do Brasil na Copa; confira horário
-
ÚLTIMAS NOTÍCIAS3 semanas atrásClassificação do PCC e CV como terroristas entra em vigor nesta sexta
-
EDUCAÇÃO6 dias atrásLula sanciona piso salarial de R$ 5.130 para professores da educação básica
-
SAÚDE3 semanas atrásCuidado, câncer: O daroxonrasib chegou
-
BOM CONSELHO4 semanas atrásAssistência Técnica em Lavadoras e microondas em Bom Conselho
-
ÚLTIMAS NOTÍCIAS1 semana atrásSenado Aprova: Novo piso salarial para médicos e dentistas

